Como funciona a medicina integrativa?
Índice
- Como funciona a medicina integrativa?
- Quais são os tipos de terapias alternativas?
- Como as terapias integrativas podem ajudar?
- Quais são os tipos de medicina integrativa?
- O que estuda a medicina integrativa?
- Quem pode fazer medicina integrativa?
- Quais os tipos de terapias complementares?
- Quais são os principais tipos de terapia tradicionais?
- Para que serve as terapias integrativas?
- Quem pode fazer terapia integrativa?
- Quais são as terapias integrativas do SUS?
- O que são as terapias integrativas e complementares?
- Quais são as terapias do SUS?
- Quais são os benefícios do tratamento integrado com a medicina convencional?

Como funciona a medicina integrativa?
A medicina integrativa propõe uma parceria do médico e seu paciente para a manutenção da saúde. Começa, assim, por colocar o paciente como ator principal no processo, como seu próprio agente de saúde. O paciente deixa de receber passivamente o tratamento para uma doença e passa a participar ativamente da própria saúde.
Quais são os tipos de terapias alternativas?
Tipos de terapias alternativas
- Acupuntura. Tradicionalmente chinesa, esta terapia milenar caracteriza-se pelo estímulo de pontos distribuídos pelo corpo por meio de uma agulha. ...
- Terapia de Florais. Florais são essências compostas por plantas e flores diversas. ...
- Homeopatia. ...
- Fitoterapia. ...
- Meditação. ...
- Ondas magnéticas. ...
- Reflexologia.
Como as terapias integrativas podem ajudar?
É uma terapia que integra o conjunto de tratamentos da pessoa ou que complementa um tratamento tradicional. Boa parte das terapias integrativas trazem um equilíbrio energético entre corpo e mente, vendo a pessoa como um ser inteiro, e não uma máquina de peças separadas.
Quais são os tipos de medicina integrativa?
Alguns exemplos são massagens, florais, aromaterapia, fitoterapia, homeopatia, yoga, meditação, acupuntura, acompanhamento psicológico, entre outros. Outro fator muito usado na medicina integrativa é a alimentação, mesmo que ela não seja uma das causas do problema de saúde do paciente.
O que estuda a medicina integrativa?
O que é medicina integrativa Trata-se de uma modalidade de medicina que tem como principal objetivo integrar todos os aspectos do paciente (mentais, físicos e emocionais) a fim de descobrir a causa de determinadas doenças e o tratamento mais adequado para alcançar sua cura por meio de uma análise holística da pessoa.
Quem pode fazer medicina integrativa?
A medicina integrativa é constituída por vários profissionais da saúde além dos médicos, como enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros. Todos trabalhando em conjunto para oferecer o melhor atendimento ao paciente.
Quais os tipos de terapias complementares?
Terapia complementar é um tipo de prática que visa prevenir ou ajudar no tratamento de doenças ou condições adversas de saúde....O que é terapia complementar?
- apiterapia;
- aromaterapia;
- arteterapia;
- ayurveda;
- biodança;
- bioenergética;
- constelação familiar;
- cromoterapia;
Quais são os principais tipos de terapia tradicionais?
A medicina alternativa tradicional pode incluir:
- Acupuntura.
- Ayurveda.
- Homeopatia.
- Naturopatia.
- Medicina chinesa ou oriental.
Para que serve as terapias integrativas?
Os tratamentos propostos pela terapia integrativa têm como objetivo diminuir ou dissipar as desarmonias existentes nos indivíduos. Para isso, essa área, através de diversas técnicas, procura solucionar problemas físicos, mentais e emocionais dos pacientes.
Quem pode fazer terapia integrativa?
O correto é Terapias Integrativas e Complementares, pois elas realmente complementam terapias convencionais. Isto é, aquele tratamento receitado pelo clínico geral, neurologista, psicólogo e outros médicos especialistas no consultório.
Quais são as terapias integrativas do SUS?
Além de ioga e meditação, práticas que citamos anteriormente, existem ainda diversas outras terapias integrativas e complementares. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de maneira integral e gratuita, 29 PICs à população brasileira. E o melhor: são atendimentos que começam já na atenção básica, que é a porta de entrada do sistema.
O que são as terapias integrativas e complementares?
O que são as terapias integrativas e complementares? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as terapias integrativas e complementares são “um conjunto amplo de práticas de atenção de saúde que fazem parte da própria tradição do país e estão integradas ao sistema sanitário principal.”
Quais são as terapias do SUS?
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de maneira integral e gratuita, 29 PICs à população brasileira. E o melhor: são atendimentos que começam já na atenção básica, que é a porta de entrada do sistema. Encontradas em 3.173 municípios do país, veja agora quais são as 29 terapias que fazem parte do SUS.
Quais são os benefícios do tratamento integrado com a medicina convencional?
Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.