Porque tem que drenar o pulmão?
Porque tem que drenar o pulmão?
A inserção do dreno torácico (também denominada toracostomia com dreno) é um procedimento no qual um dreno é inserido no espaço entre o pulmão e a parede torácica (denominado espaço pleural). O procedimento é feito para drenar ar do espaço em caso de colapso pulmonar (um quadro clínico denominado pneumotórax).
Qual a causa pneumotórax espontaneo?
O pneumotórax espontâneo primário tem como principal causa a rotura de uma pequena vesícula enfisematosa subpleural, denominada bleb ou de uma lesão enfisematosa parasseptal subpleural, denominada bulla.
Como funciona o pulmão?
Os nossos pulmões são órgãos esponjosos que se mantém insuflados o tempo todo, mesmo durante a expiração. O pulmão não funciona como um balão que se enche com ar e murcha sem ar. Mesmo quando jogamos todo o ar para fora, o pulmão não fica murcho. Isso ocorre devido a pressão negativa que existe dentro do nosso tórax.
Qual a mancha no pulmão?
A mancha no pulmão geralmente é um termo usado pelo médico para descrever a presença de uma mancha branca no raio X pulmonar, dessa forma, a mancha pode ter ...
Quais os lobos do pulmão esquerdo?
O pulmão esquerdo possui dois lobos e o direito possui três. Os pulmões são compostos de brônquios que se dividem em bronquíolos e alvéolos pulmonares.
Como identificar o câncer de pulmão?
O câncer de pulmão é mais frequente em pessoas fumantes, por isso, se esse for o caso, o médico pode pedir outros exames como a tomografia computadorizada para tentar confirmar ou despistar o diagnóstico de câncer. Veja que outros sinais podem ajudar a identificar o câncer de pulmão.