Como tirar as vísceras de um peixe?

Como tirar as vísceras de um peixe?
A evisceração é realizada de maneira diferente em peixes chatos e longos, mas consiste em fazer uma incisão na altura do ventre, com uma faca ou tesoura, retirar as vísceras com as mãos, raspar a cavidade com a faca de maneira a retirar resíduos de sangue e lavar o interior da cavidade.
Como tirar a cabeça do peixe?
Com a ajuda de uma faca sem fio, uma colher ou a parte de trás da lâmina da sua faca, retire as escamas do peixe. Raspe a pele delicadamente, na direção oposta a que elas se formam, do rabo para a cabeça. Os movimentos devem ser rápidos, delicados, curtos e de modo que não danifiquem a pele do peixe.
Como limpar peixe de maneira prática?
Veja como limpar peixe de maneira prática! O peixe é um alimento delicioso e que faz muito bem para a nossa saúde. Com ele, podemos fazer deliciosas receitas como moqueca de peixe, peixe ao leite de coco, filé de peixe assado e muitas outras.
Como saber se o peixe está fresco no verão?
Assim sendo, saber se o peixe está fresco torna-se importante sobretudo no verão, isto porque práticas erradas no manuseamento dos alimentos, nomeadamente ao nível do armazenamento, distribuição e confeção podem conduzir a gastroenterites, infeções e intoxicações alimentares.
Como conservar a carne do peixe fresco?
A carne do peixe fresco carateriza-se por ser firme e elástica. Ao longo dos dias, a carne do peixe vai perdendo a sua elasticidade. Sendo o peixe um alimento perecível, torna-se importante redobrar os cuidados de armazenamento nos dias de maior calor. Deve, por exemplo, estar acondicionado em bancas frigoríficas, com gelo picado em cima.
Como saber se o peixe fresco é apetecível?
Com a chegada do verão o consumo de peixe fresco torna-se muito apetecível, sobretudo numa refeição junto à praia. Mas como saber se o peixe está fresco? Cada português consome, aproximadamente, 57 quilos de peixe por ano, o que faz do nosso país um dos maiores consumidores de peixe a nível mundial.