Qual a importância das zooxantelas para os corais?

Índice

Qual a importância das zooxantelas para os corais?

Qual a importância das zooxantelas para os corais?

Uma associação extremamente importante para os recifes de corais é a simbiose que ocorre entre as espécies de corais e microalgas conhecidas como zooxantelas. Essas algas vivem no interior dos tecidos dos corais, realizando fotossíntese e liberando para os corais compostos orgânicos.

Qual a função do zooxantelas?

As zooxantelas vivem no interior do corpo do hospedeiro, imersas no protoplasma celular ou ocupando o espaço intercelular, e través da fotossíntese alimentam o hospedeiro com açúcares, aminoácidos e outros produtos orgânicos e recebendo dele dióxido de carbono e nutrientes.

O que são corais Zooxantelados?

As zooxantelas, por sua vez, são um tipo de alga unicelular, que vivem no interior das células do tecido dos corais: são tão íntimas dele que podemos chamá-las, entre nós, de xantela. Sem essa alga, o coral é “avião sem asa, fogueira sem brasa”: ele desbota, definha, falta-lhe o ar para respirar.

O que está causando o branqueamento dos corais?

O branqueamento do coral está relacionado com o estresse ambiental, causado, por exemplo, pela mudança da temperatura. A principal causa do branqueamento é o aumento da temperatura da água, seja por aquecimento global, seja por eventos sazonais.

Qual é a importância ecológica dos recifes de corais?

Os recifes de coral fornecem os terrenos de desova e viveiro que as populações de peixes economicamente importantes precisam para prosperar. Os recifes de coral ajudam a proteger as comunidades costeiras dos surtos de tempestades e a erosão das ondas, que provavelmente aumentarão em face do aumento do nível do mar.

O que são os corais?

Dá-se o nome de corais a um grupo de animais marinhos primitivos, da classe Antozoários do filo Cnidários. Eles vivem em ambientes muito restritos, em mares tropicais de águas quentes (acima de 20 ºC) e claras, portanto, calmas e rasas (menos de 40 m de profundidade).

O que são recifes biogênicos?

Recifes biogênicos são estruturas de carbonato de cálcio que se formam a partir da bioconstrução por algas coralíneas e corais zooxantelados.

O que pode ser feito para evitar o branqueamento dos corais?

→ Como evitar o branqueamento de corais?

  • Redução da emissão de gases poluentes e, consequentemente, do aquecimento global;
  • Criação de áreas de proteção dos corais, evitando a exploração desses ecossistemas;
  • Criação de políticas mais severas relacionadas à proteção do meio ambiente;

Quando a temperatura ambiente fica muito elevada por muito tempo os corais perdem as suas zooxantelas?

Quando a temperatura ambiente fica muito elevada, por muito tempo, os corais perdem as suas zooxantelas — microalgas fotossintetizantes que dão cor aos seus tecidos e são a sua principal fonte de energia, mas que produzem compostos nocivos quando a água fica quente demais, forçando os corais a expeli-las.

Como o branqueamento dos corais afeta a biodiversidade?

O branqueamento dos corais pode afetar drasticamente a biodiversidade local. O aumento da temperatura causado pelo aquecimento global pode ter consequências drásticas, pois, diferentemente dos eventos sazonais, não há retorno à temperatura adequada.

Como é cobrado o branqueamento de corais no ENEM?

O branqueamento de corais é um tema bastante atual que apresenta relação com o aquecimento global. Nesse contexto, fica claro que o tema pode ser cobrado no Enem, uma vez que essa prova é extremamente contextualizada e sempre prioriza questões atuais.

Como ocorre o branqueamento de corais ao redor do planeta?

O branqueamento de corais ao redor do planeta possui relação direta com o aumento da temperatura da água dos oceanos e, portanto, apresenta relação também com o aquecimento global. Vale destacar, no entanto, que esse aumento, algumas vezes, é consequência de outros eventos sazonais, como o El Ninõ (evento climático que ocorre no Oceano Pacífico).

Postagens relacionadas: