Como fazer mudas na bandeja?
Índice
- Como fazer mudas na bandeja?
- Como retirar as mudas dos tubetes?
- Quanto tempo a muda pode ficar no tubete?
- Como plantar mudas em bandejas?
- Como retirar o excesso do substrato da bandeja?
- Como colocar as bandejas em bancadas?
- Que tipo de bandeja devo utilizar?
- Qual o substrato para a produção de mudas?
Como fazer mudas na bandeja?
Produção de mudas de hortaliças em bandejas Em cada célula, coloque o substrato indicado para a cultura, semeie uma ou duas sementes em uma profundidade de 0,5 a 1 cm e cubra-as com substrato. Depois, basta regar e combater as plantas daninhas até que as mudas cresçam.
Como retirar as mudas dos tubetes?
Para retirar as mudas dos tubetes basta dar algumas batidas na lateral e na superfície superior do tubete. Isso faz com que elas se desprendam e possam ser puxadas com facilidade. As mudas devem ser colocadas na cova, chegando-se terra em volta, sem apertá-las para baixo ou lateralmente.
Quanto tempo a muda pode ficar no tubete?
Indicamos que não demore mais de 15 dias para efetuar o plantio, porque, caso ultrapasse esse prazo, será preciso plantar as mudas intercaladas, de modo que elas consigam mais espaço para crescerem e se desenvolverem. Assista: ▶️ Como remover a muda do tubete.
Como plantar mudas em bandejas?
Passo a passo:
- Espalhe o substrato umedecido pelas células da bandeja até que todas estejam devidamente completas;
- Utilize o marcador para realizar os sulcos nas células;
- Coloque a quantidade de sementes desejadas em cada célula;
- Cubra delicadamente a semente com substrato sem apertar;
Como retirar o excesso do substrato da bandeja?
Retire o excesso com um nivelador, deixando o substrato uniformemente distribuído na bandeja; – Com borrifador faça uma rega com água, deixando o substrato úmido. Caso não tenha um borrifador, use um pequeno regador, mas com uma rega cuidadosa para não afundar as sementes ou fazer com que caiam da bandeja.
Como colocar as bandejas em bancadas?
As bandejas devem ficar em bancadas com 30cm (ou mais) acima do solo, para facilitar a semeadura e o manejo, evitando danos às raízes, doenças e contato com plantas invasoras, por exemplo. 2 – Que tipo de bandeja devo utilizar? As mais utilizadas são de poliestireno expandido (isopor) ou plástico, porém com diferentes tamanhos e números de células.
Que tipo de bandeja devo utilizar?
2 – Que tipo de bandeja devo utilizar? As mais utilizadas são de poliestireno expandido (isopor) ou plástico, porém com diferentes tamanhos e números de células. A escolha é de acordo com a espécie de hortaliça, permitindo espaço para o desenvolvimento adequado das raízes e plantas.
Qual o substrato para a produção de mudas?
O substrato deve ser apropriado para a produção de mudas, adquirido pronto no comércio ou produzido pelo horticultor em sua propriedade, com orientações de um profissional. O mesmo pode ser constituído de vermiculita expandida ou materiais orgânicos (turfa, casca de pinus, casca de arroz carbonizada). 4 – O que semear?