Qual função celular primordial é inibida pela ação da tetraciclina?
Índice
- Qual função celular primordial é inibida pela ação da tetraciclina?
- Como a tetraciclina agem ao neutralizar uma bactéria?
- Qual estrutura celular sofre ação da tetraciclina?
- Qual a classe da tetraciclina?
- Que processo celular é interrompido pela ação da tetraciclina qual é o papel do RNAt nesse processo?
- Quais são as tetraciclinas?
- Quais os grupos funcionais da tetraciclina?
- Qual o mecanismo de ação das tetraciclinas?
- Como é comercializada a tetraciclina?
- Quais são os antibióticos que inibem a síntese bacteriana?
- Quais são os mecanismos de ação de antibióticos sobre bactérias?
Qual função celular primordial é inibida pela ação da tetraciclina?
Atuam impedindo a ligação do RNA transportador (RNAt) ao complexo formado pelo RNA mensageiro (RNAm) e ribossomo, inibindo a introdução de aminoácidos e, consequentemente, a síntese de proteínas nos micro-organismos sensíveis ao fármaco.
Como a tetraciclina agem ao neutralizar uma bactéria?
O mecanismo de ação das tetraciclinas é bem estabelecido e há um consenso de que tetraciclinas se ligam a um sítio na subunidade 30S do ribossomo bacteriano impedindo a ligação do aminoacil-t-RNA no sítio A do ribossomo, a adição de aminoácidos e, consequentemente, impedindo a síntese protéica.
Qual estrutura celular sofre ação da tetraciclina?
As tetraciclinas são antibióticos bacteriostáticos nas concentrações terapêuticas usuais. Seu mecanismo de ação se deve à inibição da síntese proteica, por ligarem-se à fração 30S do ribossomo bacteriano, impedindo a fixação do ARN de transporte.
Qual a classe da tetraciclina?
60-54-8 Tetraciclina/Número CAS
Que processo celular é interrompido pela ação da tetraciclina qual é o papel do RNAt nesse processo?
(Unifesp 2015) Alguns antibióticos são particularmente usados em doenças causadas por bactérias. a tetraciclina é um deles; sua ação impede que o RNA transportador (RNAt) se ligue aos ribossomos da bactéria, evitando a progressão da doença.
Quais são as tetraciclinas?
As tetraciclinas constituem um grupo de antibióticos usados para tratar muitas infecções bacterianas diferentes. As tetraciclinas incluem: Doxiciclina. Eravaciclina.
Quais os grupos funcionais da tetraciclina?
A tetraciclina, representada abaixo, possui diversos grupos funcionais. cicloexanona, etanol, propanamida. trietilamina, butanal, hidroxibenzeno. fenilamina, etoxibenzeno, nitropropano.
Qual o mecanismo de ação das tetraciclinas?
Mecanismo de ação As tetraciclinas são inibidores específicos do ribossoma procariótico (bacteriano). Elas bloqueiam o receptor na subunidade 30S que se liga ao t-RNA durante a tradução gênica.
Como é comercializada a tetraciclina?
Em meados de 1983, a tetraciclina era comercializada em comprimidos (500mg). Posteriormente passou a ser comercializada com a designação Tetrex, em cápsulas. Pode ser usado contra um amplo espectro de microorganismos : Bactérias gram positivas: Streptococcus, Diplococcus, Clostridium e Actinomyces.
Quais são os antibióticos que inibem a síntese bacteriana?
Há antibióticos que atuam inibindo a síntese de proteínas bacterianas. Como existe uma diferença estrutural entre os ribossomos de bactérias e os de humanos, esses medicamentos não afetam a produção protéica humana. Ex.: cloranfenicol, eritromicina, azitromicina, neomicina, tetraciclinas, gentamicina.
Quais são os mecanismos de ação de antibióticos sobre bactérias?
Os antibióticos com aplicações terapêuticas devem ter toxicidade seletiva. Devem ser tóxicos para o agente causador da doença – mas não para o ser humano – por atuarem em etapas do metabolismo do microrganismo e não do indivíduo infectado. Vejamos os principais mecanismos de ação de antibióticos sobre bactérias.