Quais são as atribuições de uma unidade de controle de zoonoses?
Índice
- Quais são as atribuições de uma unidade de controle de zoonoses?
- Qual o vetor da zoonose?
- Quais zoonoses possuem vetores e quais são eles?
- Qual o prazo para a vacinação contra brucelose?
- Quais as alternativas terapêuticas para a brucelose?
- Como é permitido o tratamento para animais?
- Quais são os casos de brucelose em Portugal?
Quais são as atribuições de uma unidade de controle de zoonoses?
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) são unidades de saúde pública que têm como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses (como raiva e o calazar, além da dengue e doença de Chagas), desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e vigilância ambiental em saúde.
Qual o vetor da zoonose?
Zoonoses são doenças transmitidas entre animais e pessoas e que podem ser causadas por bactérias, parasitas, fungos e vírus. Gatos, cachorros, carrapatos, aves, vacas e roedores, por exemplo, podem servir como hospedeiros definitivos ou intermediários desses agentes infecciosos.
Quais zoonoses possuem vetores e quais são eles?
Todos os anos há mais de um bilhão de casos e mais de um milhão de mortes por doenças transmitidas por vetores mundialmente, como malária, dengue, esquistossomose, tripanossomíase africana, leishmaniose, doença de Chagas, febre amarela, encefalite japonesa e oncocercose.
Qual o prazo para a vacinação contra brucelose?
O prazo para comunicação da vacinação termina no segundo dia útil do mês subsequente ao final de cada etapa e o produtor deverá entregar uma via do atestado de vacinação contra brucelose para validação pelo INDEA. - ATENÇÃO!
Quais as alternativas terapêuticas para a brucelose?
Várias alternativas terapêuticas são propos- tas. No entanto, a associação doxiciclina e es- treptomicina permanece a mais eficaz e com menor taxa de recidiva. Palavras chave: Brucelose, zoonose, epidemi- ologia, métodos serológicos, IFI, ELISA
Como é permitido o tratamento para animais?
O tratamento para animais não é permitido, e todo animal com diagnóstico positivo deve ser eliminado com abate sanitário em matadouro frigorífico que possui inspeção sanitária ou com destruição e enterro do animal na propriedade. Não existe vacina para o controle desta doença.
Quais são os casos de brucelose em Portugal?
Em Portugal, durante o ano 2000, de acordo com Institu- to Nacional de Estatística e a Direcção Geral da Saúde, fo- ram notificados 506 casos de brucelose, o que corresponde a uma incidência de 5,08 casos por 100 000 habitantes.