Como tirar o registro do imóvel?
Índice
- Como tirar o registro do imóvel?
- Quanto custa para tirar um registro de imóvel?
- Como fazer o registro do imóvel?
- Quais documentos devem ser solicitados para registro de imóvel?
- Como é realizado o registro de um imóvel através de escritura pública de compra e venda?
- Como funciona o Cartório Geral de imóveis?
Como tirar o registro do imóvel?
O registro de imóveis é obtido no Cartório de Registro de Imóveis. O proprietário precisa levar a escritura, que atesta a quitação do imóvel, e documentos pessoais como RG, CPF e Certidão de Casamento. Embora não seja complicado, tampouco gratuito, demanda bastante atenção e tempo.
Quanto custa para tirar um registro de imóvel?
Em média, o documento custa 1% do valor venal do imóvel, portanto, se a propriedade valer R$ 200 mil, por exemplo, você pagará em torno de R$ 2 mil para a taxa de registro.
Como fazer o registro do imóvel?
Para que isso aconteça, é necessário levar RG, CPF e Certidão de Casamento. É importante também reservar dinheiro, pois esse serviço é pago e, dependendo do valor do imóvel, o registro pode não ser muito barato.
Quais documentos devem ser solicitados para registro de imóvel?
Nenhum documento poderá estar rasurado ou possuir manchas do tempo, devendo estar legíveis. Outros documentos podem ser solicitados, conforme a situação jurídica do imóvel. Após a assinatura da escritura no Cartório de Notas, o registro de imóvel deverá ser efetivado no Cartório de Registro de Imóvel.
Como é realizado o registro de um imóvel através de escritura pública de compra e venda?
O registro de um imóvel é realizado através de Escritura Pública de Compra e Venda, em um Cartório de Notas.
Como funciona o Cartório Geral de imóveis?
Em quase todas as principais cidades e municípios brasileiros, existe um Cartório de Registo Geral de Imóvel, local onde ficam registrados todos os imóveis, daquela região, que foram vendidos, que estão a venda, ou que estão passando por situação de penhora.