Como ocorre a retirada do cordão umbilical da mãe após o parto?
Índice
- Como ocorre a retirada do cordão umbilical da mãe após o parto?
- Qual a medida para cortar o cordão umbilical?
- Quando o bebê nasce com o cordão umbilical enrolado no pescoço?
- O que acontece se demorar para cortar o cordão umbilical?
- Quando cortar cordão umbilical?
- Quando ocorre a formação do cordão umbilical?

Como ocorre a retirada do cordão umbilical da mãe após o parto?
O cordão umbilical não se conecta diretamente com a mãe. O cordão está ligado na placenta e a placenta fica conectada ao útero materno. Portanto não existe ligação do cordão na mãe, o que se conecta na mãe é a placenta. Observe que a placenta está ligada ao útero e o cordão liga o bebê a placenta.
Qual a medida para cortar o cordão umbilical?
Para realizar esse corte, o obstetra posiciona uma pinça a dois centímetros do umbigo do bebê e outra a quatro centímetros. O corte é realizado nesse espaço entre as pinças. O pedaço que fica ligado ao umbigo do bebê é fechado e é mantido com curativo até cair sozinho, geralmente sete dias após o nascimento.
Quando o bebê nasce com o cordão umbilical enrolado no pescoço?
Se o cordão umbilical estiver envolvendo o pescoço, ou qualquer parte do corpo do bebê, e for comprimido, existe a possibilidade de a criança ter problemas de oxigenação, o que pode acarretar lesões cerebrais, distúrbios de fala, perda da visão e da memória, dentre outras sequelas.
O que acontece se demorar para cortar o cordão umbilical?
Este sangue é rico em ferro, que irá suprir o bebê durante os primeiros meses. O corte precoce do cordão aumenta o risco de o bebê ter anemia. Além disto, o clampeamento tardio do cordão, diminui o risco de hemorragia intraventricular, enterocolite necrosante, sepse infantil e transfusão de sangue.
Quando cortar cordão umbilical?
A Organização Mundial da Saúde recomenda que o corte do cordão umbilical seja feito de um a três minutos após o parto, a não ser que o bebê tenha sofrido asfixia e precise ser removido imediatamente para que os médicos realizem os procedimentos de reanimação.
Quando ocorre a formação do cordão umbilical?
As vilosidades também dão origem ao cordão umbilical, fazendo a comunicação com o embrião que se desenvolve. Todo esse processo estará completo por volta da quinta semana de gestação.