Como funciona o resgate de CDB?

Índice

Como funciona o resgate de CDB?

Como funciona o resgate de CDB?

Imagine que o CDB escolhido tem vencimento em 365 dias e carência em 180 dias. Se deixar o dinheiro até o vencimento, a alíquota de IR será de 20% (somente sobre o rendimento), agora, se pedir o resgate em 180 dias, essa alíquota será de 22,5%.

Como você pode resgatar dinheiro do CDB?

Seu dinheiro começa a render assim que é aplicado no CDB. Normalmente, você pode resgatar o dinheiro antes do vencimento do CDB, a qualquer momento, mas não terá todos os juros prometidos – eles são pagos somente no vencimento do título. Isso varia conforme o emissor do CDB, tal como a rentabilidade oferecida.

Como investir em um CDB?

Para investir em um CDB existem dois caminhos, o primeiro é diretamente com seu banco, o segundo é por meio de uma corretora de valores. O primeiro caminho é o mais cômodo, mas o menos lucrativo. Isso porque você só precisa verificar no seu internet banking quais as opções de CDBs disponíveis e compra-los.

Quanto maior é o prazo de vencimento do CDB?

De maneira geral, quanto maior o prazo de um CDB, maior é a rentabilidade que ele deve oferecer, afinal você deixará seu dinheiro com o banco por mais tempo. Após passado este prazo, chega a data de vencimento do CDB, que é quando o banco que emitiu o CDB te devolve o dinheiro que v0cê investiu no começo de tudo isso.

Como calcular o rendimento do CDB?

O cálculo do rendimento do CDB vai depender se ele é pré ou pós fixado. Basta você aplicar os juros sobre o dinheiro investido inicialmente. Ex: CDB de R$ 5.000 que paga 10% ao ano, com prazo de 3 anos. Seu fluxo de dinheiro será: ano 3: +R$ 5.500 (juros mais devolução do principal)

Postagens relacionadas: