Como extrair o palmito da bananeira?

Como extrair o palmito da bananeira?
Para obter palmito de bananeira você precisa esperar que a bananeira dê fruto, pois esse palmito só se forma após a formação do cacho. Assim que você retirar o cacho de bananas corte a bananeira na base e no topo deixando somente o meio do tronco.
Como é feito o palmito de bananeira?
Quando você obtiver os palmitos de bananeira corte-os em toletes, como na foto. Dica: À medida que corta o palmito retire os fiapos que ele vai soltando. Assim que cortar cada pedaço de palmito coloque-o numa panela com água filtrada e vinagre.
Como comer o miolo da bananeira?
O palmito de bananeira é comestível sim, no entanto é necessário ser preparado da seguinte forma:
- Corte o palmito de bananeira em rodelas ou pedaços maiores;
- À medida que corta o miolo de palmito retire os fiapos que se soltam;
Qual é a origem do palmito?
O palmito pode ser extraído do caule de diversas espécies de palmeiras, mas as comumente encontradas para consumo são as da juçara, da pupunha e do açaizeiro (ou açaí). A palmeira juçara (Euterpe edulis) é nativa da Mata Atlântica, enquanto que as outras espécies são da Amazônia.
Como conservar o palmito de bananeira?
Coloque os palmitos em potes, complete com a água da cozedura, feche bem e guarde em um local escuro por até 1 semana. Está pronta sua conserva de palmito de bananeira! Ao fim desse tempo pode usar o palmito como habitualmente.
Como o miolo da bananeira pode ser congelado?
No entanto, o miolo da bananeira também é alimento para humanos e pode ser cozinhado do mesmo jeito que os restantes palmitos e até pode ser congelado.
Por que a bananeira é um ótimo vermífugo natural?
Seu miolo é rico em fibras, potássio e vitamina B6, é indicado para tratar gastrites e úlceras e ainda ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Geralmente quem tem bananeira em casa acaba deixando o tronco para compostar ou para alimentação de bovinos e galinhas, pois ele é um ótimo vermífugo natural.