O que fazer quando estoura um cisto pilonidal?
Índice
- O que fazer quando estoura um cisto pilonidal?
- Como tirar pus do cisto pilonidal?
- Qual o melhor remédio para tirar pus de cisto pilonidal?
- Quais os riscos do cisto pilonidal?
- Como fazer um cisto vir a furo?
- O que é bom para estourar cisto?
- O que fazer para amolecer o pus?
- Como começar o tratamento do cisto pilonidal?
- Como fazer a drenagem do cisto pilonidal?
- Como fazer o diagnóstico do cisto?
- Por que o cisto pode surgir?
O que fazer quando estoura um cisto pilonidal?
Nos casos espontâneos, há a saída súbita de pus por orifício na pele da região do sacro. Para a drenagem induzida pelo cirurgião, é feita uma pequena incisão da pele, utilizando anestesia local, de forma rápida. Isso pode ser feito no consultório ou hospital, e a recuperação completa se dá em poucos dias.
Como tirar pus do cisto pilonidal?
Quando o paciente está nunca teve caso de cisto pilonidal antes e o cisto ele não apresenta sinais de infecção, é realizada uma drenagem do conteúdo da bolsa através de uma pequena incisão na pele sob anestesia local, normalmente no próprio consultório. Em alguns casos, o médico pode prescrever algum antibiótico.
Qual o melhor remédio para tirar pus de cisto pilonidal?
O tratamento para a fase aguda da infecção de um cisto pilonidal vai depender ou não da formação de um abscesso. Caso haja a formação de abscesso, como geralmente ocorre, é preconizado a antibioticoterapia seguida por drenagem cirúrgica do conteúdo purulento.
Quais os riscos do cisto pilonidal?
O cisto pilonidal, conforme mencionei na introdução, é uma inflamação crônica que atinge a região que fica entre as nádegas. Ele pode provocar uma série de manifestações, que vão desde abcessos, até fístulas, necrose e túneis debaixo da pele.
Como fazer um cisto vir a furo?
Incisão à laser Uma variação da incisão com drenagem é a incisão feita à laser. Nesse procedimento, um laser é usado para abrir um pequeno buraco na pele do paciente, por onde o cisto será drenado. Cerca de um mês depois, o paciente deve retornar para a remoção total da cápsula, a fim de evitar recorrências.
O que é bom para estourar cisto?
Como é feito o tratamento Nos casos em que não há sinais de infecção, o médico pode indicar que a pessoa faça uma compressa de água quente por 15 minutos no local em que o cisto está, pois assim é possível promover a dilatação do ducto e favorecer a saída espontânea do conteúdo do cisto.
O que fazer para amolecer o pus?
Confira como usar algumas opções caseiras.
- Seiva de babosa. Um bom remédio caseiro para abscesso, que é uma ferida com pus, é limpar a região com água limpa e sabão neutro e aplicar uma compressa de seiva de babosa porque ela é um ótimo cicatrizante natural. ...
- Cataplasma de ervas. ...
- Chá de calêndula.
Como começar o tratamento do cisto pilonidal?
Comece o tratamento do cisto assim que ele começar a se formar. Há alguns tratamentos caseiros para o cisto pilonidal. Você pode utilizar esses tratamentos assim que sentir qualquer inchaço ou textura incomum na pele que possa indicar a formação de um cisto pilonidal.
Como fazer a drenagem do cisto pilonidal?
A drenagem do cisto é bastante eficaz, no entanto algumas pessoas, mesmo após a drenagem do conteúdo purulento, voltam a ter o cisto pilonidal, sendo recomendado nesses casos a realização de cirurgia.
Como fazer o diagnóstico do cisto?
Para fazer o diagnóstico, o médico realizará um exame físico no paciente, seguido de uma série de perguntas para verificar se a causa para os sintomas está no histórico médico ou familiar do paciente. O médico pode querer também realizar uma biópsia do cisto. No entanto, para isso, ele precisará removê-lo cirurgicamente primeiro.
Por que o cisto pode surgir?
O cisto pode surgir por conta do excesso de pelos, do uso de roupas apertadas, da obesidade ou do fato de você ficar sentado por muito tempo. Os sintomas incluem a formação de pus, a sensibilidade da região ou o inchaço próximo do cóccix. Em alguns casos não há nenhum sintoma, com exceção de uma covinha na base da coluna.