É possível tirar o útero?
É possível tirar o útero?
A histerectomia é a remoção cirúrgica do útero, que também pode incluir a retirada das trompas adjacentes e do ovário. O procedimento pode ser usado como medida preventiva ou como recurso para amenizar os avanços no câncer de colo de útero.
Tem como tirar o útero sem ter filhos?
O simples desejo de não ter filhos não é indicação médica para a histerectomia. Apesar desta cirurgia ser a mais realizada no mundo pelos ginecologistas, há critérios médicos bem estabelecidos para a retirada do útero. E apenas o desejo de não ser mãe não se enquadra.
Qual o valor da cirurgia para retirar o útero?
O custo hospitalar varia entre R$ 8.000,00 a R$ 10.000,00 a depender da técnica recomendada. Além disso, ainda terá que arcar com os custos da equipe médica, composta por dois ginecologistas, instrumentadora e anestesista; e este valor varia bastante de acordo com a experiência do profissional.
Como é feita a retirada do útero?
A retirada do útero pode ser feita por uma técnica chamada de morcelamento, em que o útero é retirado por fragmentos, ou através da vagina da paciente, como se fosse uma histerectomia vaginal. O fechamento da vagina se dá pela vista laparoscópica, servindo a via vaginal apenas como meio de retirada do útero. Histerectomia robótica
Como remover o útero através da vagina?
É um procedimento cirúrgico para remover o útero através da vagina. Durante uma histerectomia vaginal, o cirurgião separa o útero dos ovários, trompas de Falópio e da parte superior da vagina, assim como o separa dos vasos sanguíneos e do tecido conjuntivo que o suporta. O útero é então removido através da vagina.
Como retirar o útero da cavidade uterina?
Em alguns casos, o útero é solto e fragmentado via laparoscopia, mas retirado pela vagina. Mais simples, esse método não envolve cortes e nem deixa cicatrizes, visto que toda a manipulação dos órgãos ocorre por via vaginal. Apesar de pouco agressiva, não é indicado para todas as condições pois não fornece ampla visão da cavidade uterina.
Como é removido o útero da pélvis?
O útero é removido através da abertura vaginal, e suturas absorvíveis são usadas para controlar o sangramento dentro da pélvis. Exceto em casos de aumento do volume uterino por miomas, por exemplo, o cirurgião pode cortar o órgão aumentado em pedaços menores e retirá-lo em seções.