Como tirar o Registro de imóvel?
Como tirar o Registro de imóvel?
O registro de imóveis é obtido no Cartório de Registro de Imóveis. O proprietário precisa levar a escritura, que atesta a quitação do imóvel, e documentos pessoais como RG, CPF e Certidão de Casamento. Embora não seja complicado, tampouco gratuito, demanda bastante atenção e tempo.
O que precisa para registrar um imóvel no Cartório?
Qual o passo a passo para tirar a escritura da casa?
- Saiba onde fazer. ...
- Reúna a documentação exigida pelo cartório. ...
- Verifique as certidões negativas. ...
- Recolha o Imposto de Transmissão – ITBI. ...
- Espere a análise do tabelião. ...
- Compareça ao cartório. ...
- Leve a escritura ao Ofício de Registro de Imóveis. ...
- Aguarde a escritura ser analisada.
Como fazer o registro do imóvel?
Para que isso aconteça, é necessário levar RG, CPF e Certidão de Casamento. É importante também reservar dinheiro, pois esse serviço é pago e, dependendo do valor do imóvel, o registro pode não ser muito barato.
Como realizar a averbação no registro de imóveis?
Depois de realizar a averbação na matrícula do registro do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis, é preciso, por fim, lavrar a escritura no Cartório de Notas, sendo essa a última etapa de todo o processo.
Quais documentos devem ser solicitados para registro de imóvel?
Nenhum documento poderá estar rasurado ou possuir manchas do tempo, devendo estar legíveis. Outros documentos podem ser solicitados, conforme a situação jurídica do imóvel. Após a assinatura da escritura no Cartório de Notas, o registro de imóvel deverá ser efetivado no Cartório de Registro de Imóvel.
Como ocorre o registro do imóvel no Cartório de imóveis?
O processo ocorre na seguinte ordem: assinatura do contrato, lavratura da escritura no Cartório de Notas e, por fim, o registro do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis. Caso ocorra alguma falha na elaboração da escritura de imóvel, o comprador não poderá registrá-lo em seu nome.