O que fazer quando se tem um marido alcoólatra?

Índice

O que fazer quando se tem um marido alcoólatra?

O que fazer quando se tem um marido alcoólatra?

A ajuda que você pode oferecer ao seu esposo é apresentar-lhe alternativas para tratamento com profissionais especializados. Médicos, psicólogos, terapia de grupo, são algumas dessas alternativas. Procure um acompanhamento psicológico, isso vai lhe dar suporte e lhe fortalecer para poder ajudá-lo.

Quais os primeiros sinais de um alcoólatra?

Sintomas do alcoolismo

  • beber sozinhos e fora de situações sociais;
  • continuar a beber mesmo quando percebem que estão se afastando da família e dos amigos;
  • demonstrar agressividade quando confrontados;
  • ter dificuldades para parar de beber mesmo estando embriagados;
  • apresentar paranoia e alucinações;

O que fazer quando tem um familiar alcoólatra?

O que fazer para lidar com um alcoólatra na família?

  1. Jamais tente confrontar a pessoas, principalmente se estiver sob efeito do álcool.
  2. Procure dialogar quando a pessoa estiver sóbria. ...
  3. Quando conseguir conversar, demonstre amor e preocupação, diga quer ajudar, que quer vê-lo(a) muito bem.

O que falar para um alcoólatra?

Veja como ajudar um alcoólatra: Explique que está preocupado e que quer ajudá-lo. 3) Reforce os motivos que ele tem para mudar a atitude em relação ao álcool. Leve para a conversa exemplos de situações negativas que já ocorreram com ele em função do uso do álcool. 4) Evite ameaças e agressividade.

Como ajudar um alcoólatra?

Entre a tristeza, raiva e angústia, também predomina a vontade de ajudar pois, quando gostamos de alguém, queremos vê-lo bem. Mas como ajudar uma pessoa assim? Para as famílias que não sabem o que fazer, selecionamos 11 dicas essenciais para ajudar um alcoólatra:

Como melhorar a recuperação do alcoólatra?

10) Valorize cada avanço no tratamento. Sentir que está indo bem e que está avançando fará bem ao alcoolista em recuperação. 11) Se o alcoólatra tiver recaída, não desvalorize o esforço. É possível se reerguer e voltar ao tratamento. Com essas dicas ficará muito mais fácil ajudar um alcoólatra a encontrar ou manter o caminho da recuperação.

Como Conviver com o alcoolismo?

Quem convive com o alcoolismo de uma pessoa querida pode ter um turbilhão de sentimentos. Entre a tristeza, raiva e angústia, também predomina a vontade de ajudar pois, quando gostamos de alguém, queremos vê-lo bem. Mas como ajudar uma pessoa assim?

Por que o alcoólatra tem recaída?

Muita gente que convive com um alcoolista sente-se culpado pela situação do outro. 10) Valorize cada avanço no tratamento. Sentir que está indo bem e que está avançando fará bem ao alcoolista em recuperação. 11) Se o alcoólatra tiver recaída, não desvalorize o esforço. É possível se reerguer e voltar ao tratamento.

Postagens relacionadas: