Como trabalhar com as crônicas?

Índice

Como trabalhar com as crônicas?

Como trabalhar com as crônicas?

Converse com a turma sobre os fatos cotidianos que gostariam de escrever, após todos exporem suas ideias, possibilite que iniciem a escrita. Em seguida, depois de terminarem a escrita da crônica, proponha um momento de leitura, para a turma conhecer a crônica de cada dupla.

Como trabalhar com crônicas em sala de aula?

Ao trabalhar a crônica em sala de aula com seus alunos, eles deverão ser informados dos pontos de contato existentes entre a crônica e o gênero jornalístico, formando assim o que chamamos de gênero híbrido, por apresentar características próprias tanto do jornalismo quanto da Literatura.

Como iniciar uma aula de crônica?

Um bom modo de introduzi-las em sala de aula é trabalhar a leitura da coleção Para gostar de ler, com suas coletâneas de crônicas de grandes escritores como Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino e Luiz Fernando Veríssimo.

Como trabalhar crônica no ensino médio?

identificar semelhanças e diferenças em diferentes gêneros textuais; observar as diferentes linguagens para uma mesma situação; reconhecer os padrões da língua: linguagem formal, informal ou coloquial. reconhecer a função predominante em uma crônica.

Que tipo de linguagem podemos usar ao escrever uma crônica?

A linguagem da crônica costuma ser coloquial e simples. A leveza na linguagem é típica do gênero.

Como ensinar crônica 4 ano?

Como fazer uma crônica

  1. Escolha uma situação do cotidiano.
  2. Reflita sobre as curiosidades que essa situação desperta em você.
  3. Escolha uma estética para seu texto: pode ser um texto de humor, crítico, poético ou reflexivo.
  4. Comece o texto com uma breve narrativa da situação cotidiana que inspirou sua crônica.

Que situação serve de ponto de partida para essa crônica?

01- A crônica retrata uma situação inusitada pela qual a autora passou. O fato que deu início, ou seja, serviu de ponto de partida para a criação da narrativa foi o menino de rua abordar a autora para pedir um livro.

Qual o tipo de linguagem de uma crônica?

Geralmente, as crônicas apresentam linguagem simples e espontânea, situada entre a linguagem oral e a escrita. Isso contribui para que o leitor se identifique com o cronista, que acaba se tornando o porta voz daquele que lê.

Como identificar se o texto é uma crônica?

Características da crônica

  1. Trata de assuntos contemporâneos;
  2. Utiliza linguagem simples e coloquial;
  3. Faz uso de poucos ou nenhum personagem;
  4. Tom irônico e humorístico;
  5. Bastante usado no jornalismo;
  6. Textos rápidos e objetivos.

Como trabalhar com crônica em sala de aula?

A crônica em sala de aula pode ser abordada de maneira interessante e produtiva com os alunos. Professor, o trabalho com os diversos gêneros literários em sala de aula é muito importante. Muitas vezes privilegiamos um tipo de texto em detrimento de outro, o que em pouco contribui para a formação literária de nossos alunos.

Como escolher o tema da crônica?

1. Primeiro passo: escolha o tema Uma das principais características da crônica é a abordagem de assuntos cotidianos ou muito falados no momento. Relações conjugais, rotina semanal, férias em família e situações constrangedoras são temas sempre atuais.

Quais são as crônicas?

As crônicas tratam da realidade, do cotidiano, com linguagem despretensiosa e temas mais simples, geralmente relacionados ao passado e à infância.

Como fazer uma aula de crônica?

Conhecer crônicas variadas e envolver-se na produção desse gênero textual. O aluno deve ter algum conhecimento a respeito de notícias e da estrutura do jornal. Para orientar a aula, segue uma breve definição de crônica:

Postagens relacionadas: