Como lidar com a disgrafia?
Índice
- Como lidar com a disgrafia?
- O que pode ser feito para desenvolver a habilidade do aluno com disgrafia?
- Como trabalhar com um aluno que tem Disortografia?
- Qual profissional diagnóstica a disgrafia?
- Como ajudar os alunos com disgrafia?
- Como trabalhar com crianças com disgrafia?
- Como fazer A disgrafia na sala de aula?
- Qual a melhor forma de tratar A disgrafia?

Como lidar com a disgrafia?
Como tratar – Assim como em outros transtornos de aprendizagem, o tratamento da disgrafia é multidisciplinar e envolve neurologistas, psicopedadogos, fonoaudiólogos e terapeutas. Medicamentos só são indicados quando existem outros transtornos envolvidos, como déficit de atenção (DDA) ou hiperatividade.
O que pode ser feito para desenvolver a habilidade do aluno com disgrafia?
Veja abaixo algumas técnicas que podem ser usadas no caso da disgrafia: – Exercícios grafomotores: eles são ideais para que o pequeno possa trabalhar, com o acompanhamento de um profissional, a coordenação motora e o domínio das mãos ao movimentar um lápis sobre o papel.
Como trabalhar com um aluno que tem Disortografia?
Segundo a especialista, o tratamento da disortografia é feito, em um primeiro momento, com um fonoaudiólogo e, depois, com um psicopedagogo. Já a disgrafia pode ser tratada com um terapeuta ocupacional, um psicomotricista ou algum fonoaudiólogo especializado na área.
Qual profissional diagnóstica a disgrafia?
O diagnóstico da disgrafia geralmente é realizado logo após a criança entrar na escola e apresentar dificuldades de aprendizado. Pode ser identificado por professores, psicólogos, pedagogos e neuropediatras .
Como ajudar os alunos com disgrafia?
Segundo CINEL (2010), para ajudar os alunos com disgrafia, no ambiente escolar, o professor tem que estar atento a grafia correta das palavras, a forma como o aluno traça as letras, a uniformidade do traçado, espaçamento, ligamento e a inclinação na escrita em relação ao espaço.
Como trabalhar com crianças com disgrafia?
Como trabalhar com crianças com disgrafia? A sala de aula pode ser uma caixa de surpresas, considerando que cada aluno é único e tem possibilidades de apresentar uma característica, uma peculiaridade.
Como fazer A disgrafia na sala de aula?
O site Educacíon 3.0 divulgou uma lista com recursos para sala de aula e para casa que podem te inspirar. Abaixo você encontra algumas das sugestões de atividades para disgrafia, dentre elas, escrever, cortar, cobrir e pintar são também alternativas.
Qual a melhor forma de tratar A disgrafia?
Qual a melhor forma de tratar a Disgrafia? O primeiro passo para ajudar uma criança com disgrafia é estabelecer um relacionamento genuíno, assegurando que se sente segura e apoiada. Tanto em casa como na escola, algumas estratégias podem ajudar a criança com disgrafia a melhorar a sua escrita, trabalhando o desenvolvimento psicomotor e o grafismo: