O que ensinar na Educação Especial?
Índice
- O que ensinar na Educação Especial?
- Quem pode dar aula de educação especial?
- Por que trabalhar com educação especial?
- Como foi tratada a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais?
- Quais são os portadores de necessidades especiais?
- Qual o quantitativo de alunos portadores de necessidades especiais?
- Quais são as necessidades especiais?

O que ensinar na Educação Especial?
Listamos a seguir algumas dicas que podem ajudar a colocar a educação inclusiva em prática em suas salas de aula e na escola como um todo:
- 1) Seja flexível e adaptável. ...
- 2) Construa uma “base” ou “retiro” ...
- 3) Não policie o gênero. ...
- 4) Certifique-se de que suas atividades fora de sala de aula sejam acessíveis.
Quem pode dar aula de educação especial?
Professores criativos ou que já tenham experiência com inclusão de crianças com deficiência no contexto dos ensinos fundamental e médio podem ser bons parceiros. Outra estratégia pode ser estabelecer parcerias com unidades escolares que ofereçam o atendimento educacional especializado (AEE).
Por que trabalhar com educação especial?
A especialização em Educação Especial Inclusiva possibilita aos educadores conhecerem as metodologias, técnicas e estratégias para o ensino a crianças portadoras de deficiências físicas e/ou cognitivas. Outro fator importante é saber como promover a integração com os demais alunos da instituição.
Como foi tratada a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais?
A inclusão de alunos portadores de necessidades especiais passou a receber mais atenção após a Conferência Mundial de educação para todos (Tailândia, 1990), até então era tratada de forma trivial nos textos legislativos.
Quais são os portadores de necessidades especiais?
Então após tomarmos conhecimento do conceito de portadores de necessidades especiais, da proposta de inclusão, das causas e tipos vamos dar ênfase no estudo de duas necessidades especiais, sendo elas: síndrome de down. Visando mostrar os resultados obtidos após nossa pesquisa nesses dois tipos de necessidades.
Qual o quantitativo de alunos portadores de necessidades especiais?
Posteriormente, foi averiguado o quantitativo de alunos portadores de necessidades especiais no EAD do Consórcio Cederj, sendo verificado se há acessibilidade ao conteúdo didático e se o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é adequado para esses alunos.
Quais são as necessidades especiais?
O termo necessidades especiais engloba num sentido amplo todas as pessoas que são portadoras de alguma deficiência, seja esta de ordem física, cognitiva, socioeconômico e/ou cultural, que interfiram na acessibilidade à qual o indivíduo tem direito de adquirir ou usufruir (OLIVEIRA et al., 2016).