Como trabalhar identidade na Educação Infantil?
Índice
- Como trabalhar identidade na Educação Infantil?
- Como trabalhar identidade na Educação Infantil maternal?
- Qual o objetivo da identidade na Educação Infantil?
- Como trabalhar autonomia e identidade na educação infantil?
- O que desenvolver no maternal?
- O que trabalhar identidade e autonomia na educação infantil?
- Como trabalhar a identidade na sala de aula?
- Como trabalhar com a identidade da criança?
- Como trabalhar com a identidade?
- Como trabalhar a identidade em sala de aula?
- Qual a identidade da Educação Infantil?

Como trabalhar identidade na Educação Infantil?
DESENVOLVIMENTO
- Sondar os alunos, buscando verificar o que sabem de si mesmos e como se veem e compreendem.
- Apresentar o tema, discutir o que é a identidade, quem somos nós, o que temos em comum uns com os outros e o que temos de diferente;
Como trabalhar identidade na Educação Infantil maternal?
Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto imagem positiva.
Qual o objetivo da identidade na Educação Infantil?
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos. Ou seja, sua autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive.
Como trabalhar autonomia e identidade na educação infantil?
Mantenha-os baixos, na altura dos pequenos, e ofereça oportunidades para que eles façam caretas, dancem, comparem imagens e realizem desafios corporais em frente ao espelho. Para os bebês também é possível imprimir cartazes com as fotos dos pequenos e colar no chão – já que eles engatinham – ou nos berços.
O que desenvolver no maternal?
Apresentação das cores. Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo. Contos de histórias curtas. Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar demassinha, etc.
O que trabalhar identidade e autonomia na educação infantil?
Na faixa de 0 a 3 anos, explorar o eixo identidade e autonomia envolve ajudar os pequenos a desenvolver o reconhecimento da própria imagem. O objetivo é que eles se identifiquem como seres únicos, com corpo, hábitos e preferências próprias.
Como trabalhar a identidade na sala de aula?
Objetivos
- Interagir e relacionar-se por meio de fotos.
- Perceber-se a si mesmo e ao outro, identificar igualdades e diferenças mediante as interações estabelecidas.
- Sentir-se valorizado e reconhecido.
- Enxergar-se a si mesmo como parte de um grupo.
Como trabalhar com a identidade da criança?
Assim, a identidade da criança vai sendo conquistada com um trabalho lúdico que promove desenvolvimento e amadurecimento. O importante é não esquecer que identidade é individual e singular, por isso, só é possível trabalhar essa questão com propostas levantadas do grupo de crianças, como propositoras e protagonistas.
Como trabalhar com a identidade?
Apresentar o tema, o que é a identidade, quem somos nós, o que temos em comum uns com os outros e o que temos de diferente; Trabalhe através de atividades diversificadas: Escrita espontânea, roda de leituras, músicas, filmes, brincadeiras dirigidas;
Como trabalhar a identidade em sala de aula?
Sendo assim, de nada adianta prepararmos planejamentos especiais para trabalhar a identidade, se não é respeitado o ritmo de cada criança em sala de aula. Estratégias - Na roda, conversaremos de forma informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés...
Qual a identidade da Educação Infantil?
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal".