O que é lateralidade no ensino fundamental?

O que é lateralidade no ensino fundamental?
Lateralidade é a capacidade de se vivenciar as noções de direita e esquerda sobre o mundo exterior, independente da sua própria situação física. Durante o crescimento, naturalmente, se define uma dominância lateral na criança: será mais forte e mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo.
Como desenvolver a lateralidade dos alunos?
O desenvolvimento da lateralidade é uma ferramenta fundamental para um bom desenvolvimento motor dos alunos. Nossas crianças estão cada dia mais expostas aos aparelhos tecnológicos, e muitas vezes passam horas em frente aos celulares, tablets, computadores ou em frente a uma televisão.
Como estimular a lateralidade?
Atividades diversas que estimulam a Lateralidade: Atividades Lúdicas e Sensoriais para trabalhar a Lateralidade. Lateralidade: Como se desenvolve? Durante o desenvolvimento do ser humano (por volta dos 6 aos 8 anos de idade) é que a Lateralidade se manifesta. Apesar de ser congênita, ela não surge de forma súbita, mas sim aos poucos.
Como levar a criança para a lateralidade?
Para um efetivo conhecimento da lateralidade, é preciso levar a criança a: dominar a noção de esquerda/direita em relação a seu corpo e ao ambiente; estabelecer com clareza o lado dominante do seu corpo; empregar os termos direita e esquerda; compreender que nosso sistema de escrita é convencionado da esquerda para a direita.
Qual a lateralidade do ser humano?
Quando a criança percebe que trabalha naturalmente com aquela mão, guardará sem dificuldade que aquela mão é a esquerda ou a direita (ALVES, 2010). A lateralidade segundo Oliveira (1997), é a propensão que o ser humano possui, de utilizar preferencialmente, mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé.