Qual a importância da ética e quais os valores éticos das religiões?
Índice
- Qual a importância da ética e quais os valores éticos das religiões?
- Qual a relação existente entre os valores e as religiões?
- Como as religiões defendem princípios morais e não éticos?
- Como se obtém essa discussão sobre ética?
- Qual a importância da reflexão sobre a ética?
- Como começou o estudo da ética?
Qual a importância da ética e quais os valores éticos das religiões?
Embora alicerce as religiões, a ética as suplanta, pois seus princípios são universais, ou seja, valem em qualquer tempo e em qualquer lugar – enquanto a moral muda conforme os hábitos e costumes e interesses característicos do tempo e do lugar.
Qual a relação existente entre os valores e as religiões?
Entre religiões monoteístas, o padrão de correlação entre religiosidade e valores apresenta-se de forma consistente: pessoas comprometidas com grupos religiosos atribuem maior importância a valores que expressam evitação de incertezas e menor importância a valores que expressam desejos hedonistas e independência.
Como as religiões defendem princípios morais e não éticos?
No entanto, como as religiões defendem princípios morais e não éticos, em nome de Deus cristãos matam judeus, muçulmanos matam cristãos, budistas matam muçulmanos ...
Como se obtém essa discussão sobre ética?
E isso se obtém com discussões sobre ética, que encontra-se no domínio da filosofia, e não sobre moral, submetida a preceitos religiosos.
Qual a importância da reflexão sobre a ética?
Neste contexto, a reflexão sobre a ética se torna fundamental como modo de pensar e promover a ação nas variadas experiências no mundo da vida levando em conta os problemas culturais de nosso país que vão do analfabetismo generalizado à corrupção.
Como começou o estudo da ética?
O estudo da ética talvez tenha se iniciado com filósofos gregos há 25 séculos. Hoje em dia, seu campo de atuação ultrapassa os limites da filosofia e inúmeros outros pesquisadores do conhecimento dedicam-se ao seu estudo. Sociólogos, psicólogos, biólogos e muitos outros profissionais desenvolvem trabalhos no campo da ética. 2.1.