Quais os tipos de metodologias ativas de aprendizagem?

Quais os tipos de metodologias ativas de aprendizagem?
Tipos de Metodologias Ativas para aplicar na sala de aula
- Aprendizagem baseada em problemas.
- Aprendizagem entre pares ou Peer Instruction.
- Aprendizagem baseada em projetos (PBL)
- Sala de aula invertida.
- Design Thinking.
- Aprendizagem baseada em jogos ou Gamificação.
Quando usar metodologias ativas?
O uso das metodologias ativas permite que o aluno deixe de ser um agente passivo no processo de aprendizagem para ser o ativo, ou seja, ele participa efetivamente da construção do próprio conhecimento.
Qual o objetivo das metodologias ativas?
As metodologias ativas envolvem várias técnicas, e vamos falar delas. Mas o objetivo geral que resume o que essa transformação procura realizar: fazer com o que o aluno não apenas receba o conhecimento entregue pelo professor, mas sim participe ativamente do processo.
Como fortalecer o aprendizado com metodologias ativas?
Outra forma de fortalecer o aprendizado com metodologias ativas é por meio de pesquisas de campo. O professor pode levar seus alunos para vários lugares diferentes – fora ou mesmo dentro da escola. Uma visita ao museu, uma ida ao cinema ou mesmo um passeio pelo pátio da escola podem promover diferentes impressões em cada aluno.
Qual a metodologia de ensino ativa?
Essa opção de metodologia ativa começa com o professor apresentando um exemplo de situação real que os estudantes devem resolver. O estudo de caso ajuda os alunos a aprender a solucionar cenários complexos e adquirir conhecimento em questões práticas, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais interativo e significativo.
Por que as metodologias ativas surgem?
Portanto, as metodologias ativas surgem como uma alternativa para proporcionar aos estudantes meios para que eles consigam guiar o seu desenvolvimento educacional, fugindo do modelo de ensino em que o professor detinha todo o conhecimento dentro da sala de aula.