Qual o verdadeiro papel da afetividade na educação infantil?

Índice

Qual o verdadeiro papel da afetividade na educação infantil?

Qual o verdadeiro papel da afetividade na educação infantil?

A afetividade na Educação Infantil contribui, também, para a criação de um espaço agradável e harmonioso em sala de aula. Este ambiente é um dos responsáveis por despertar nas crianças a curiosidade e prazer por aprender, influenciando positivamente no processo de aprendizagem.

O quê Piaget fala sobre afetividade na educação infantil?

Piaget (1968) diz que a afetividade constitui a energética das condu- tas, cujas estruturas correspondem às funções cognitivas, ou seja, as condu- tas humanas têm como mola propulsora o afeto, e a estrutura de como elas são e funcionam constitui o elemento intelectual.

O que diz a Bncc sobre afetividade na educação infantil?

O objetivo da pedagogia afetiva dialoga muito bem com uma das metas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo a BNCC: ... As relações afetivas não possuem idade e devem existir em todos os seres humanos, sejam eles crianças, adolescentes, adultos ou idosos.

Qual a importância da afetividade na educação?

A relação entre a afetividade e a aprendizagem tem influência fundamental que garantem ao aluno um ensino de qualidade, além de contribuir na formação da criticidade, solidariedade, criatividade e felicidade. ... Portanto, o papel da escola é o de acolher e de transmitir afeto para seus alunos.

Qual o valor do afeto para a educação infantil?

Diante deste argumento, levantamos o seguinte questionamento: qual o valor do afeto para a formação da criança da Educação Infantil? A afetividade é a categoria-base deste estudo, considerando as reflexões de alguns estudiosos como Piaget (2014), Waloon (1981, 1986, 2007), Vigotiski (1996; 2007), dentre outros.

Qual o papel do afeto na educação escolar?

O afeto, um assunto pouco valorizado na educação escolar, se mostra fundamental na construção da pessoa e do conhecimento. Visitando pesquisas de alguns estudiosos sobre o tema, podemos perceber que a afetividade está presente na relação professor-aluno e depende do contexto sócio-cultural.

Como incluir a afetividade na educação infantil?

A afetividade na Educação Infantil contribui, também, para a criação de um espaço agradável e harmonioso em sala de aula. Este ambiente é um dos responsáveis por despertar nas crianças a curiosidade e prazer por aprender, influenciando positivamente no processo de aprendizagem. Como incluir o afeto no dia-a-dia das crianças?

Como trabalhar a afetividade na infância?

A escola tem um papel muito importante na vida dos pequenos na primeira infância, por isso é importante trabalhar a afetividade na Educação Infantil. Esta etapa – faixa de idade que vai do zero aos seis anos – é conhecida como uma fase importantíssima para o desenvolvimento infantil por ser cheia de aprendizados.

Postagens relacionadas: