Como ensinar o gênero entrevista?

Como ensinar o gênero entrevista?
Oriente os grupos quanto à necessidade de a produção textual obedecer às características do gênero trabalhado; diga que a entrevista deverá conter título, apresentação, perguntas e respostas. Após a produção escrita, permita que cada grupo convide o seu entrevistado e registre as respostas das perguntas elaboradas.
Qual é a marca diferenciadora dá entrevista como gênero textual?
A marca diferenciadora da entrevista, como gênero textual, é o diálogo, na forma de perguntas e respostas. Os modos básicos de relatar as falas são o discurso direto e o indireto.
Quais são as semelhanças do gênero entrevista?
Conhecer algumas semelhanças e diferenças do gênero entrevista nas duas modalidades da língua: escrita e falada. Habilidades básicas de leitura e escrita. Vocês já assistiram a alguma entrevista na televisão? Quem era o entrevistado? E o entrevistador? Quais são os programas na televisão de entrevistas atualmente?
Quais são os exemplos de entrevista?
Exemplos de Entrevista. Segue abaixo a entrevista (escrita e em vídeo) entre o jornalista Júlio Lerner e a escritora brasileira Clarice Lispector, veiculada no programa “Panorama”, da TV Cultura, dia 1 de fevereiro de 1977, ano da morte da escritora.
Qual a diferença entre a entrevista oral e a escrita?
Nessa etapa, os alunos refletirão sobre as semelhanças e as diferenças entre a entrevista oral e a escrita. Pergunte para os alunos o que eles observaram de comum e diferente entre as duas modalidades – oral e escrita – do gênero entrevista. Vá anotando no quadro essas observações, de modo que o aluno possa ter uma sistematização no caderno.
Como pode ser encontrada essa entrevista?
Essa entrevista pode ser encontrada por meio do link: Leve a entrevista ou apenas um trecho fotocopiado para os alunos. Escolha um para ser o entrevistador e outro para ser o entrevistado em cada pergunta.