Como aplicar o mito da caverna em sala de aula?
Índice
- Como aplicar o mito da caverna em sala de aula?
- Como seria o mito da caverna para você?
- O que é a caverna ou o que ela representa?
- O que o mito da caverna de Platão tem a ver com o conhecimento?
- Quem contou o mito da caverna?
- Quais são as conclusões acerca do mito da caverna?
- Como funciona a entrada da caverna?
- Como podemos imaginar uma caverna subterrânea?
- Quem são os prisioneiros da caverna?

Como aplicar o mito da caverna em sala de aula?
Estratégias e recursos da aula
- Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos pensam sobre a percepção que temos do mundo (mito da caverna). ...
- Faça um levantamento dos programas de TV e rádio que os estudantes mais gostam de assistir.
Como seria o mito da caverna para você?
Mito da caverna é uma metáfora criada pelo filósofo grego Platão. A história é uma tentativa de explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos, aprisionados pelos sentidos e os preconceitos que impedem o conhecimento da verdade.
O que é a caverna ou o que ela representa?
A caverna, também chamada de gruta, é um símbolo universal de origem, nascimento e de iniciação através do renascimento. É também uma representação do útero maternal e do mundo das ilusões de Platão.
O que o mito da caverna de Platão tem a ver com o conhecimento?
O Mito ou a Alegoria da Caverna é uma metáfora utilizada por Platão para explicar a hierarquia do conhecimento e o governo dos sábios. ... A República é uma obra política de Platão que disserta sobre a política ateniense da Grécia Antiga e apresenta a tese de Platão que relaciona o conhecimento ao poder político.
Quem contou o mito da caverna?
O Mito da Caverna ou Alegoria da Caverna, foi narrado no livro VII da obra mais importante de Platão, “A República”. Nele narra-se o diálogo de Sócrates com seu amigo Glauco a respeito de uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, em que é descrito a situação geral em que se encontra a humanidade.
Quais são as conclusões acerca do mito da caverna?
Conclusões acerca do Mito da Caverna A metáfora proposta pela Alegoria da Caverna pode ser interpretada da seguinte maneira: Os prisioneiros: os prisioneiros da caverna são os homens comuns, ou seja, somos nós mesmos, que vivemos em nosso mundo limitado, presos em nossas crenças costumeiras.
Como funciona a entrada da caverna?
Suas pernas e seus pescoços estão algemados de tal modo que são forçados a permanecer sempre no mesmo lugar e a olhar apenas para a frente, não podendo girar a cabeça nem para trás nem para os lados. A entrada da caverna permite que alguma luz exterior ali penetre, de modo que se possa, na semi obscuridade, enxergar o que se passa no interior.
Como podemos imaginar uma caverna subterrânea?
Imaginemos uma caverna subterrânea onde, desde a infância, geração após geração, seres humanos estão aprisionados. Suas pernas e seus pescoços estão algemados de tal modo que são forçados a permanecer sempre no mesmo lugar e a olhar apenas para a frente, não podendo girar a cabeça nem para trás nem para os lados.
Quem são os prisioneiros da caverna?
Os prisioneiros: os prisioneiros da caverna são os homens comuns, ou seja, somos nós mesmos, que vivemos em nosso mundo limitado, presos em nossas crenças costumeiras. A caverna: a caverna é o nosso corpo e os nossos sentidos, fonte de um conhecimento que, segundo Platão, é errôneo e enganoso.