Porque trabalhar o olfato na educação infantil?

Porque trabalhar o olfato na educação infantil?
O olfato tem importante papel na distinção dos alimentos, trabalhando junto com o paladar para fornecerem ao cérebro informações a respeito de comidas e bebidas. Enquanto mastigamos, sentimos simultaneamente o paladar e o cheiro.
Como explicar o olfato?
O olfato é um dos cinco sentidos e é através dele que os odores podem ser percebidos e distinguidos. O órgão responsável pelo olfato varia de acordo com as espécies. ... De extrema utilidade, o olfato auxilia na sobrevivência dos animais, que conseguem sentir o cheiro do seu predador para fugir.
O que é olfato educação infantil?
O OLFATO É UM DOS CINCO SENTIDOS DO CORPO HUMANO, E É ATRAVÉS DELE QUE OS ODORES PODEM SER PERCEBIDOS E DISTINGUIDOS. O ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO OLFATO VARIA DE ACORDO COM AS ESPÉCIES. ENQUANTO OS SERES HUMANOS UTILIZAM O NARIZ PARA PERCEBER OS ODORES, OS INSETOS UTILIZAM AS ANTENAS.
Quais os cuidados com o olfato?
Reconhecer cheiros, agradáveis e desagradáveis; perceber os cuidados com o nariz. Cheirar pessoas do convívio e descobrir quem é. Discutir sobre os cuidados com o aparelho do olfato. Saber que o olfato relaciona-se com o nariz e as sensores receptivos e com uma área do cérebro que nos permite sentir o cheiro.
Como avaliar as crianças sobre o olfato?
Avaliar as crianças no inicio da aula (o que sabem sobre o olfato); durante (como compreendem o que é dito pelo professor e pelos colegas, como desenvolvem as atividades e qual o tipo de ajuda que precisa) e no final da aula ( avalia o que as crianças aprenderam).
Como desenvolver as habilidades do olfato?
A partir da observação, registro e análise das atividades das crianças, o professor avalia se elas conseguiram desenvolver as habilidades de: Cheirar pessoas do convívio e descobrir quem é pelo cheiro pessoal;. Perceber que o olfato relaciona-se com o nariz e com uma área do cérebro que nos permite sentir o cheiro.
Como elaborar um texto sobre o olfato?
A partir do texto “Olfato” de Gabriela Cabral , o professor elabora um texto no nível de compreensão das crianças da classe, faz a leitura em voz alta e discute com a turma sobre o olfato, um dos cinco sentidos, buscando a lembrança de experiências que levem a refletir sobre os odores e as informações que eles trazem.