Como trabalhar com contos no ensino fundamental?
Índice
Como trabalhar com contos no ensino fundamental?
O professor precisa, então, organizar um cronograma de leitura com os alunos: determinar as datas em que a leitura será feita em classe e os contos que serão lidos. Os alunos devem ser orientados a ler antecipadamente os textos, se assim o desejarem, o que facilita a conversa coletiva na aula.
O que é um reconto de uma história?
Reconto é a reconstrução oral de um texto já existente. O principal procedimento é a imitação a partir de um texto modelo: um conto clássico, anúncio, texto expositivo, uma notícia, entre outros.
Como ensinar o que é conto?
Perguntar aos alunos no momento inicial sobre o que eles entendem por conto e se sabem a diferença entre conto e as demais narrativas como fábula, por exemplo; Questionar sobre quais contos eles já ouviram, quem contou e qual conto foi; Indagar se eles já leram algum conto.
Porque trabalhar contos no ensino fundamental?
Assim, foi possível constatar que os contos de fadas proporcionaram o desenvolvimento da imaginação, a socialização em grupo, a ampliação da percepção de mundo e da autonomia na busca por novas leituras por parte dos alunos envolvidos no projeto de pesquisa.
Como as crianças são capazes em sala de aula?
Certamente, com as filmagens, foi possível cada professor ver como as crianças são capazes e como seus colegas encaminham a situação de reconto em sala de aula e puderam ampliar ainda mais os seus encaminhamentos.
Como trabalhar a educação financeira em sala de aula?
Como trabalhar a educação financeira em sala de aula? A educação financeira está inserida nos componentes curriculares da Matemática e deve ser abordada com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, do quinto ao nono ano.
Por que fazer o reconto de histórias?
Por que fazer o reconto é tão importante na Educação Infantil? O reconto de histórias possibilita às crianças utilizarem expressões e palavras tal como aparecem na narrativa do livro