Como falar de morte com alunos?
Como falar de morte com alunos?
Os pais ou responsáveis devem abordar a questão da morte com delicadeza e sutileza, contextualizando a realidade. É importante explicar com exemplos concretos — respeitando a idade da criança, fazendo uma relação com a vida —, dizendo, por exemplo, como acontece com a planta, que nasce, cresce e depois morre.
Como lidar com a morte em sala de aula?
O luto na sala de aula
- Seja verdadeiro. ...
- Observe o aluno que está sofrendo com a perda. ...
- Use o lúdico para acessar a criança. ...
- Trabalhe filmes e textos sobre o tema. ...
- Abra espaço para que todos compartilhem os sentimentos. ...
- Peça ajuda aos colegas.
Qual é o trabalho de luto bem sucedido?
O trabalho de luto bem sucedido proporciona o enriquecimento interior e a aquisição de competências necessárias à superação de sentimentos de perda. Crianças mais pequenas, com 3 e 4 anos, geralmente associam a morte a uma fase de grande tristeza. Contudo, são incapazes de perceber a morte como algo irreversível.
Como as crianças expressam o luto?
Geralmente, as crianças expressam o luto através de sentimentos como a tristeza, a ira, o medo e, por vezes, voltam a ter comportamentos mais infantis.
Quais são os processos de luto?
O processo de luto é muito diferente de uma pessoa para a outra e, dessa forma, existem várias maneiras de expressar os sentimentos que a morte e a perda podem causar. No entanto, é comum que o processo de luto esteja dividido em 5 fases:
Como a pessoa vive o luto?
A forma como cada pessoa vive o luto depende de vários fatores como a relação que tinha com a pessoa falecida, o tipo de apoio familiar ou social e a personalidade de cada um. O processo de luto é muito diferente de uma pessoa para a outra e, dessa forma, existem várias maneiras de expressar os sentimentos que a morte e a perda podem causar.