Que parte do DNA é transcrita em RNA?

Índice

Que parte do DNA é transcrita em RNA?

Que parte do DNA é transcrita em RNA?

O trecho de DNA transcrito em uma molécula de RNA é chamado de unidade de transcrição e codifica pelo menos um gene.

Como fazer a transcrição de DNA?

A transcrição começa quando a RNA polimerase se liga a uma sequência promotora próxima ao início de um gene (diretamente ou através das proteínas auxiliares). A RNA polimerase usa uma das fitas de DNA (a fita molde) como uma referência para fazer uma molécula de RNA nova, complementar.

Como fazer a transcrição de DNA para RNA?

O processo de transcrição inicia-se com o reconhecimento da sequência específica do DNA a ser transcrita. As ligações de hidrogênio que unem as duas cadeias de DNA se rompem e as duas fitas se separam. Apenas uma das duas fitas servirá como molde para a síntese de RNA.

Como funciona a transcrição do DNA?

Ao contrário da replicação do DNA, a transcrição resulta em um complemento de RNA que inclui o nucleotídeo uracila (U) em todos os casos em que a timina (T) teria ocorrido em um complemento de DNA. Apenas uma das duas fitas de DNA serve como modelo para a transcrição.

Como iniciar a transcrição de um gene?

Para iniciar a transcrição de um gene, a RNA polimerase liga-se ao DNA do gene numa região denominada promotor. Basicamente, o promotor informa à polimerase onde "se sentar" no DNA e começar a transcrever. Cada gene (ou, em bactérias, cada grupo de genes transcritos juntos) tem seu próprio promotor.

Qual é a unidade de transcrição de RNA?

O trecho de DNA transcrito em uma molécula de RNA é chamado de unidade de transcrição e codifica pelo menos um gene. Se o gene codifica é uma proteína, a transcrição produz RNA mensageiro (RNAm); o RNAm, por sua vez, serve como modelo para a síntese da proteína através da tradução.

Como ocorre a transcrição do DNA de uma eucariota?

A maioria do DNA de uma célula eucariota está no núcleo, não passando através da membrana nuclear dadas as suas dimensões. A transcrição, que ocorre no núcleo, irá permitir que a informação genética contida no DNA passe para o citoplasma sob a forma de uma molécula de RNA de menores dimensões, possibilitando a síntese proteica.

Postagens relacionadas: