Como transferir imóvel para esposa?
Índice
- Como transferir imóvel para esposa?
- Quanto custa para doar um imóvel?
- Qual o valor de uma escritura?
- Quem paga a taxa de transferência do imóvel?
- Como transferir a escritura de casa para outra pessoa?
- Como é feita a doação de imóvel para filhos em vida?
- Como transferir uma escritura para um cônjuge?

Como transferir imóvel para esposa?
Para fazer uma doação em vida é necessário comparecer em um cartório de notas munido da documentação do proprietário e dos documentos do imóvel. Ao realizar o processo de doação incidirão alguns custos do próprio cartório e o ITCMD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação).
Quanto custa para doar um imóvel?
Os custos de uma transferência de imóvel, do tipo doação/herança, são: Custo do ITCMD: em média, 8% do valor venal do imóvel; Custo do inventário: em média, 12% do valor venal do imóvel; Custo dos registros em cartório: em média, 2% do valor venal do imovel.
Qual o valor de uma escritura?
O valor da escritura varia de estado para estado. De acordo com a tabela oficial do Estado de São Paulo, para um imóvel com valor de venda de R$ 514.000,00, por exemplo, o preço cobrado pelo cartório para produção da escritura pública é de R$ 3.630,52.
Quem paga a taxa de transferência do imóvel?
O primeiro gasto fica por conta do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é cobrado nos casos de transferência de propriedade. Quem paga a conta é quem vai comprar o apartamento, a casa ou o terreno. Apenas em caso de permuta é que os dois envolvidos dividem o valor.
Como transferir a escritura de casa para outra pessoa?
Uma pessoa (outorgante), que é dono de uma casa pode optar por transferir a escritura da casa para outra pessoa (beneficiário) por vários motivos, incluindo proteger a casa de ações judiciais contra o outorgante ou evitar sucessões após a morte do dono. Transferir a escritura é relativamente fácil.
Como é feita a doação de imóvel para filhos em vida?
A doação de imóvel para filhos em vida é um processo bastante comum atualmente, feito, principalmente, com o intuito de evitar qualquer conflito entre a família ou reduzir algumas burocracias no momento de transferir uma propriedade aos herdeiros em questão.
Como transferir uma escritura para um cônjuge?
Se você trabalha em uma profissão que inclua o risco de ser processado, transfira a escritura para um cônjuge ou outro membro da família para protegê-la de ser apreendida por decisão judicial. Enquanto não estiver sendo processado, transferir uma escritura é legal.