Como transformar uma dízima não periódica em fração?
Como transformar uma dízima não periódica em fração?
Primeiro de tudo, o numerador da fração é igual a toda a parte não periódica seguida do período menos a parte não periódica. Enquanto o denominador é composto por tantos noves quantos forem os algarismos do período, seguidos de tantos zeros quantos forem os algarismos da parte não periódica localizada após a vírgula.
Quais são as Dizimas não periódicas?
a) Dizimas periódicas: são números decimais que pertencem ao conjunto dos números racionais. ... b) Dízimas não periódicas pertencem ao conjunto dos números irracionais. Números irracionais são números decimais infinitos e não periódicos, o que podemos concluir que não há um período.
O que é a parte não periódica?
Uma dízima periódica composta possui parte inteira (que vem antes da vírgula), parte não periódica e período, que vem depois da vírgula. O que diferencia uma dízima periódica simples de uma composta é que, na simples, só há o período depois da vírgula; na composta, existe uma parte que não se repete depois da vírgula.
O que significa infinita e periódica?
A dízima infinita periódica apresenta sempre uma sequência de números que se repete infinitamente. A sequência de números que se repete é o período da dízima. As frações que não são decimais ou equivalentes são sempre representadas por dízimas infinitas periódicas.