Qual a diferença entre potenciação e radiciação?

Índice

Qual a diferença entre potenciação e radiciação?

Qual a diferença entre potenciação e radiciação?

Potenciação e radiciação A potenciação expressa um número na forma de potência. Quando um mesmo número é multiplicado diversas vezes, podemos fazer a substituição por uma base (número que se repete) elevada a um expoente (número de repetições). Por outro lado, a radiciação é a operação oposta da potenciação.

Como passar para forma de radical?

Para simplificar alguns radicais, basta reescrever o radicando como produto de fatores primos. Para tanto, fatore o radicando e observe o índice do radical. Supondo que esse índice seja 3, reagrupe os fatores primos encontrados em potências de expoente 3.

Como ocorre a potência?

Veja um exemplo de como ocorre os dois processos matemáticos. Potenciação é a operação matemática utilizada para escrever de forma resumida números muito grandes, onde é feita a multiplicação de n fatores iguais que se repetem. Para essa situação, temos: dois (2) é a base, três (3) é o expoente e o resultado da operação, oito (8), é a potência.

Qual é o resultado da radiciação?

Para essa situação, temos: três (3) é o índice, oito (8) é o radicando e o resultado da operação, dois (2), é a raiz. A radiciação também pode ser aplicada às frações, de modo que o numerador e o denominador tenham suas raízes extraídas. Saiba sobre a Radiciação.

Quais são as propriedades da potenciação?

Saiba mais sobre a potenciação e as propriedades da potenciação. A radiciação calcula o número que elevado à determinado expoente produz o resultado inverso da potenciação. Para essa situação, temos: três (3) é o índice, oito (8) é o radicando e o resultado da operação, dois (2), é a raiz.

Postagens relacionadas: