Qual o mecanismo de ação da digoxina a que classe ela pertence?
Índice
- Qual o mecanismo de ação da digoxina a que classe ela pertence?
- Qual o nível sérico ideal para a digoxina?
- Como janela terapêutica ajudaria a explicar a intoxicação pela digoxina?
- Como a digoxina atua no miocárdio de pacientes com insuficiência cardíaca?
- Como é o mecanismo de ação dos medicamentos Cardiotônicos?
- Qual a classe terapêutica da digoxina?
- Qual a toxicidade da digoxina?
- Qual a classe terapêutica da Digoxina?
- Quais os cuidados de enfermagem nos digitálicos?
- Qual o mecanismo de ação da digoxina?
- Qual a dose de eliminação da digoxina?
- Qual o efeito da digoxina sobre a sobrevida?
- Qual a quantidade de digoxina necessária para overdose?
Qual o mecanismo de ação da digoxina a que classe ela pertence?
Digoxina é um fármaco utilizado no tratamento de problemas cardíacos. É um digitálico, ou seja, um glicosídeo cardiotônico, e é proveniente da planta (Digitalis lanata). Tem efeito inotrópico positivo, ou seja, aumenta a força de contracção cardíaca Seu modo de acção é por meio da ligação reversível à Na+/K+ ATPase.
Qual o nível sérico ideal para a digoxina?
Várias análises post hoc de pacientes com insuficiência cardíaca do estudo Digitalis Investigation Group sugerem que a concentração sérica ideal pode ser de 0,5 ng/mL (0,64 nmol/L) a 1,0 ng/mL (1,28 nmol/L). A toxicidade da digoxina está mais comumente associada a concentrações séricas da droga superiores a 2 ng/mL.
Como janela terapêutica ajudaria a explicar a intoxicação pela digoxina?
O tratamento específico da intoxicação digitálica é com os fragmentos de anticorpos específicos para digoxina (digoxina-Fab). Esses anticorpos são o tratamento de escolha em intoxicação aguda com hipercalemia (potássio >6.0mEq/L) e em toxicidade aguda ou crônica com qualquer arritmia potencialmente letal.
Como a digoxina atua no miocárdio de pacientes com insuficiência cardíaca?
A digoxina é um agente que melhora a contratilidade do miocárdio (efeito inotrópico positivo), e mantém, mesmo nos dias atuais, um papel definido no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca (IC) com redução da fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE).
Como é o mecanismo de ação dos medicamentos Cardiotônicos?
Mecanismo de ação Com a inibição da bomba de sódio, haverá aumento do Na+ intracelular, alterando a excitabilidade das células, e aumentando a concentração do Ca++ intracelular, que por sua vez irá prolongar a contração das fibras miocárdicas.
Qual a classe terapêutica da digoxina?
20830-75-5 Digoxina/Número CAS
Qual a toxicidade da digoxina?
A parada cardíaca proveniente de assistolia ou fibrilação ventricular causadas pela toxicidade da digoxina é geralmente fatal. A superdosagem aguda pode resultar em hipercalemia (de moderada a pronunciada) devido à inibição da bomba de sódio e potássio. A hipocalemia pode contribuir com a toxicidade.
Qual a classe terapêutica da Digoxina?
20830-75-5 Digoxina/Número CAS
Quais os cuidados de enfermagem nos digitálicos?
Para evitar a intoxicação digitálica, a enfermagem deve: Verificar o pulso antes de cada dose de digitálico (não administrar se estiver menor que 60 bpm); Avisar o enfermeiro (a) ou o médico se houver a bradicardia; Reconhecer os sintomas de intoxicação e avisar o médico ou o enfermeiro.
Qual o mecanismo de ação da digoxina?
A digoxina pode atuar através de dois mecanismos distintos [1]: Qual o efeito da digoxina num coração normal? Qual o efeito da digoxina em caso de falência cardíaca? Que efeitos neuronais tem a digoxina? O seu principal mecanismo de ação consiste na inibição da bomba de sódio-potássio ATPase.
Qual a dose de eliminação da digoxina?
Na maioria dos casos, entretanto, a principal via de eliminação da digoxina é a excreção renal da dose inalterada. A meia-vida de eliminação terminal da Digoxina®, em pacientes com função renal normal, é de 30 a 40 horas, e é prolongada em pacientes portadores de disfunção renal.
Qual o efeito da digoxina sobre a sobrevida?
Digoxina reduz a ativação dos sistemas nervoso simpático e renina-angiotensina, independente de sua ação inotrópica, e influencia favoravelmente a sobrevida. Entretanto, este resultado é alcançado via efeitos diretos simpatoinibitórios ou pela ressensibilização do mecanismo barorreflexo pouco esclarecido.
Qual a quantidade de digoxina necessária para overdose?
A quantidade de Digoxina necessária para ajudar a maioria das pessoas é muito próxima do montante que poderia causar sérios problemas de overdose. Alguns sinais de alerta precoce de sobredosagem são confusão, perda de apetite, náuseas, vómitos, diarréia, ou problemas de visão.