Como calcular taxa efetiva mensal e anual?
Como calcular taxa efetiva mensal e anual?
Aplicada em juros simples, a taxa efetiva funciona com a fórmula: r = (1 + i/n) ^ n – 1. Nessa fórmula, “r” é o valor de taxa efetiva, “i” significa a taxa de juros nominal e “n” é a quantidade de periodicidade por ano.
Como calcular taxa efetiva mensal na HP 12c?
Na hp 12c realize o seguinte procedimento:
- digite 35000, que é o valor financiado, e tecle em PV.
- Digite 24 e tecle em n.
- digite 1890,00 e tecle em CHS para trocar o sinal e em seguida tecle em PMT para inserir a prestação.
- Por fim tecle em i para calcular a taxa efetiva. Teremos então uma taxa efetiva de 2,19% ao mês.
Como calcular a taxa anual para mensal?
Descobrimos, então, que a conversão da taxa anual de 20% para mensal nos entrega uma taxa mensal de 1,5%. Se você possui uma calculadora financeira, o cálculo da taxa anual para mensal fica um pouco mais simples. Imagine, por exemplo, que você esteja usando uma calculadora financeira Hp 12c.
Como usar a taxa mensal?
Normalmente apresentamos elas em termos de % por ano ou % por mês. Para usarmos de maneira correta as taxa deve ser aplicadas levando-se em conta o período de capitalização. Por exemplo, se temos uma taxa mensal deveremos utilizados como tempo a unidade de mês.
Como manter a equivalência entre as taxas?
Para fazermos isso de forma a manter a equivalência entre as taxas precisamos utilizar a seguinte fórmula: No nosso caso teremos que converter uma taxa anual de 24 % para taxa mensal. Deveremos utilizar neste fórmula de conversão a taxa anual no formato decimal, ou seja, precisamos usar 0,24 que é a mesma coisa que 24%.
Como resolver a equação da taxa mensal?
Se você não tem medo da matemática financeira, pode resolver a equação da taxa mensal com as próprias mãos. Em que iM é a taxa mensal, e iA, a taxa anual. Portanto, imaginando, por exemplo, uma taxa anual de 20%, a equação resolvida ficaria assim: