Como transformar frases em complemento nominal?

Índice

Como transformar frases em complemento nominal?

Como transformar frases em complemento nominal?

Complemento nominal em forma de pronome

  1. Caminhar a pé lhe era saudável. ( Caminhar a pé era saudável a ele/a ela)
  2. O sonho dela é ser uma atriz famosa. (contração de + ela).
  3. Não tenho dívida com você.
  4. Não havia necessidade da presença dele na reunião. (contração de + ele).

Como é formado o complemento nominal?

Complemento nominal é o termo da oração que é ligado a um nome por meio de uma preposição, completando o sentido desse nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). ... O núcleo do complemento nominal é representado por um substantivo (ou palavra com valor de substantivo), poderá ser também representado por um pronome oblíquo.

Qual das frases contém um complemento nominal?

Complemento nominal é o termo da oração que completa o sentido de um nome (substantivo, adjetivo, advérbio), mas com valor passivo, ou seja, é alvo da ação expressa por esses nomes. Por exemplo, na frase: "Os alunos tinham amor à escola", a escola é alvo do amor dos alunos. Por isso, é complemento nominal.

O que é complemento nominal das orações?

Complemento nominal, como o nome sugere, é um termo da oração responsável por completar o sentido de um nome, que para a gramática é representado pelos substantivos, adjetivos ou advérbios.

Qual a diferença entre o complemento nominal e o objeto indireto?

Tendo em vista que o complemento nominal e o objeto indireto assemelham-se pelo uso da preposição, explique a diferença que há entre ambos no que se refere às suas funções. a – Marcos sempre foi leal com seus amigos. b – Algumas empresas determinaram uma limitação dos lucros.

Qual a alternativa para a complementação de um nome?

Única alternativa em que se percebe a complementação de um nome é em “sejamos úteis à sociedade”, considerando que “à sociedade” completa o sentido de “úteis”, que é um adjetivo. 2. [B]

Quais são os complementos nominais?

Os complementos nominais vêm sempre seguidos de preposição, tal como o objeto indireto (este, um complemento verbal). Assim, é importante não confundir esses dois termos. Enquanto a função do complemento nominal é completar o sentido de um nome, a função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo.

Postagens relacionadas: