O que é taxa nominal efetiva é equivalente?

Índice

O que é taxa nominal efetiva é equivalente?

O que é taxa nominal efetiva é equivalente?

Taxa Efetiva Equivalente: são taxas que produzem um montante igual, quando aplicadas a um mesmo capital, em um período de tempo de mesma duração, ainda conforme os exemplos acima, temos que uma taxa nominal de 24% a.a nos dá uma taxa efetiva proporcional de 2% a.m., que é equivalente à taxa efetiva equivalente de 26, ...

Como calcular a taxa efetiva e nominal?

Para aplicar a fórmula da taxa efetiva de juros, você terá que igualar o período ao tempo de capitalização na taxa nominal. Nesse caso, o cálculo é bastante simples: se você tiver uma taxa nominal de 24% ao ano e capitalização mensal, basta transformá-la em uma taxa efetiva de 2% ao mês, alterando apenas o período.

Qual é a taxa nominal anual?

A taxa nominal é quando o período de formação e incorporação dos juros ao capital não coincide com aquele a que a taxa está referida. Por exemplo, podemos ter uma taxa anual, mas com os juros sendo calculados e acrescidos mês a mês. São exemplos de taxas nominais: - 1150% ao ano com capitalização mensal.

Qual a diferença entre a taxa nominal e a efetiva?

Taxa Nominal e Taxa Efetiva. A taxa nominal é uma taxa de referência e não é utilizada para fazer cálculos. Para fazer contas é preciso passar a taxa nominal para taxa efetiva. Suponha que você contrate um empréstimo e o gerente informa que a taxa de juros é de 36%a.a (taxa nominal), capitalizada mensalmente.

Por que a taxa nominal não é utilizada nas contas?

Por isso a taxa nominal é uma referência e não é utilizada nas contas. A taxa utilizada para fazer os cálculos é a taxa efetiva. A taxa equivalente, que inclusive já calculamos no nosso exemplo anterior, é a taxa que aplicada durante o mesmo período de tempo e período de capitalização distintos produzem a mesma taxa.

Qual a diferença entre uma taxa efetiva e a outra?

Duas taxas são equivalentes, se produzem o mesmo efeito quando aplicadas em um mesmo período. Por exemplo, vemos abaixo que uma taxa efetiva de 2% ao mês é "equivalente" a uma taxa efetiva de 26,82% ao ano, pois produzem o mesmo valor futuro em um período de 18 meses: a) taxa efetiva mensal: b) taxa efetiva anual: valor presente: número de meses:

Como calcular a taxa efetiva do empréstimo?

Ora, se é capitalizada mensalmente a taxa de juros deve ser ao mês. Vamos passar a taxa anual para mensal. Sabemos agora que a taxa mensal é 3%a.m (taxa efetiva mensal). O gerente nos informou que a taxa era de 36%a.a capitalizado mensalmente, mas sabemos que essa taxa não é efetiva, então como calcular a taxa efetiva desse empréstimo?

Postagens relacionadas: