Quando transfundir plaquetas?

Índice

Quando transfundir plaquetas?

Quando transfundir plaquetas?

A transfusão terapêutica de plaquetas está indicada no paciente que apresente disfunção plaquetária e hemorragia com risco de vida, independentemente da contagem de plaquetas.

Quantas unidades tem uma bolsa de plaquetas?

Por aférese: 1 unidade terapêutica para um adulto corresponde a um número igual ou maior que 3,0 x 10¹¹ plaquetas em uma bolsa com volume plasmático de 2 ml. Esta unidade terapêutica por aférese corresponde em média a 6 a 8 unidades de plaquetas randômicas; Validade máxima de 5 dias a 22°C.

Quando transfundir hemoderivados?

Transfusão de hemácias: Deve ser feita para tratar ou prevenir iminente e inadequada liberação de oxigênio aos tecidos, sendo a decisão baseada em fatores clínicos e laboratoriais, como idade e comorbidades do paciente, velocidade de instalação da anemia e volume intravascular.

Quando é necessária a transfusão de plaquetas?

APLASIA DE MEDULA PÓS-QT E/OU RXT (INCLUINDO TMO), ANEMIA APLÁSTICA E SMD:A transfusão está indicada quando houver hemorragias outras que não petéquias, equimoses e gengivorragias, e a contagem de plaquetas for inferior a 50.000/µL. Entre as hemorragias que requerem a transfusão curativa incluem -se as bolhas hemorrágicas.

Quando é necessária a contagem de plaquetas pós-transfusional?

A contagem de plaquetas pós-transfusional deve ser imperativamente feita nos pacientes que apresentam, durante ou logo após a transfusão, reação febril com ou sem calafrios, calafrios sem febre ou sensação de morte iminente. Uma vez confirmada a refratariedade, os pacientes devem ser transfundidos usando-se as seguintes estratégias:

Como são obtidas as plaquetas?

As plaquetas podem ser obtidas a paritr de uma unidade de sangue doado através de centrifugação em um sistema coletor fechado e por aférese é obtida de um doador único. Uma unidade de concentrado de plaquetas aumenta em cerca de 7.000 plaquetas a concentração sérica das mesmas.

Postagens relacionadas: