Como identificar icterícia do leite materno?

Índice

Como identificar icterícia do leite materno?

Como identificar icterícia do leite materno?

A icterícia do leite materno deve ser distinguida da icterícia do aleitamento, relacionada a baixo aporte de leite, que ocorre nos primeiros 7 dias de vida, resultando em perda excessiva de líquidos e peso.

Como curar icterícia do leite materno?

Bebês com icterícia do leite materno precisam de tratamento? Não, se estiverem clinicamente bem e se a dosagem de bilirrubina for de valor abaixo do que indica tratamento. Para alguns bebês, com níveis de bilirrubina muito aumentados, pode ser recomendado o tratamento com fototerapia (banho de luz).

Por que os recém-nascidos têm icterícia do leite materno?

Geralmente recém-nascidos com icterícia causada pelo leite materno apresentam bom estado geral, bom ganho de peso, função hepática normal e não há evidência de hemólise. Frente à icterícia do leite materno, deve-se:

Quando ocorre a amamentação com leite materno?

Pode ocorrer em até um terço dos recém-nascidos saudáveis amamentados com leite materno. Geralmente se apresenta depois dos primeiros 3 a 5 dias de vida, com pico dentro de 2 semanas depois do nascimento e progressivamente diminui aos níveis normais ao longo de 3 a 12 semanas.

Qual a causa da icterícia neonatal?

Icterícia neonatal surge quando a pele, os olhos e as mucosas do corpo ficam amarelados, devido ao excesso de bilirrubina no sangue. A principal causa de icterícia no bebê é a icterícia fisiológica, que surge devido à incapacidade do fígado de metabolizar e eliminar a bilirrubina, por estar ainda pouco desenvolvido.

Como entender a icterícia do recém-nascido?

Para entender a icterícia do recém-nascido é preciso antes compreender o papel da bilirrubina. Nossas hemácias (glóbulos vermelhos) têm uma vida média de 120 dias. Todos os dias, milhões de hemácias novas são produzidas na medula óssea e milhões de hemácias velhas são destruídas no baço.

Postagens relacionadas: