Quais são as IVAS?

Índice

Quais são as IVAS?

Quais são as IVAS?

As três infecções de vias aéreas superiores mais comuns são: Rinofaringite aguda (“resfriado”), Faringoamigdalite aguda (“infecção de garganta”) e Rinosinussite aguda (“sinusite”).

O que são infecções agudas das vias aéreas superiores?

A infecção respiratória, ou de vias áreas, é uma infecção que surge em qualquer região do trato respiratório, atingindo desde as vias aéreas superiores ou altas, como narinas, garganta ou ossos da face, até as vias aéreas inferiores ou baixas, como brônquios e pulmões.

O que significa a sigla IVAS?

Pneumologista pediátrico. As infecções das vias aéreas superiores (IVAS) são a causa mais comum de atendimentos médicos por infecções respiratórias agudas e resultam em morbidade significativa.

Qual complicação das IVAS oferece risco importante para o paciente e quais são os principais sintomas?

Sinais e sintomas Nas formas leves de sinusite, as manifestações iniciais de IVAS passam a se prolongar por mais de 10 dias ou, após período de melhora clínica, há persistência ou retorno dos sintomas nasais (obstrução e secreção nasal purulenta). Esse quadro pode ser acompanhado de halitose.

O que é sintomas de IVAS?

É caracterizado por coriza, obstrução nasal e espirros frequentes, podendo também vir acompanhado de tosse, dor de garganta e febre. Com duração de até 10 dias, seu tratamento é feito por meio de antitérmicos, pelo aumento da ingestão de líquidos e por lavagem nasal.

Qual o melhor antibiótico para infecção respiratória?

Os antibióticos, como Amoxicilina ou Azitromicina, por exemplo, somente são indicados em casos de suspeita de infecção bacteriana, o que é mais comum em situações de febre alta, quando a infecção persiste por mais de 7-10 dias ou quando há pneumonia.

O que é uma infecção aguda?

Infecções agudas O termo infecção aguda indica a produção rápida de vírus seguida da resolução e eliminação rápida da infecção pelo hospedeiro. Essas infecções podem ser localizadas quando se restringem aos tecidos e órgãos que inicialmente foram utilizados como porta de entrada pelo vírus.

O que é trato superior?

O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia.

Postagens relacionadas: