Como tratar Pseudogestação canina?
Como tratar Pseudogestação canina?
O procedimento cirúrgico reduz a produção de hormônios fundamentais para o desencadeamento da gravidez psicológica em cães. A castração é indicada tanto para animais que já tiveram a pseudociese quanto para fêmeas que nunca estiveram nessa condição.
Quais os sintomas da pseudociese em cadelas?
Conheça os sintomas
- Inchaço na barriga;
- Hiperplasia mamária – lesão que envolve rápido aumento de uma ou mais glândulas mamárias;
- Lambedura das mamas;
- Lactação ou secreção esbranquiçada e dor nas mamas;
- Ganho de peso;
- Secreção vaginal;
- Falta de apetite.
Como tratar mastite em cadelas?
Recomenda-se fazer compressas de água quente para aliviar a dor e reduzir o inchaço. Já nos casos mais graves, pode ser indicada uma cirurgia para drenar os abcessos (bolsas de pus) das glândulas mamárias. As opções são a retirada das feridas (desbridamento) ou a retirada completa da mama (mastectomia).
Quando ocorre pseudociese?
A pseudogestação, conhecida também pelo nome de pseudociese ou falsa gestação, pode ser considerada uma síndrome que ocorre em animais não gestantes. É muito comum sua ocorrência em cadelas, geralmente entre 6 a 14 semanas após a cadela entrar no estro (cio).
Qual o remédio para secar o leite da cadela?
Para interromper a lactação, a Virbac desenvolveu um excelente medicamento, o Contralac 5. É necessário muito mais atenção durante a gravidez psicológica em cadela, já que alterações hormonais podem deixá-la mais carente, emotiva e com os ânimos aflorados.
Quanto tempo dura a gravidez psicológica em cadelas?
A gravidez psicológica é uma doença que afeta as cadelas, principalmente as que não são castradas. Ela acontece quando há uma desordem hormonal e causa mudanças físicas e comportamentais no animal. Apesar de durar cerca de 2 semanas, a pseudociese (sintomas de gravidez psicológica) é bastante incômoda para as cadelas.
Como identificar a pseudociese?
Como identificar a gravidez psicológica em cães?
- Alterações comportamentais inespecíficas: agitação ou prostração, falta de apetite, agressividade, lambedura constante das mamas e da região abdominal;
- Manifestação de comportamento materno: fazer ninhos, adotar objetos inanimados como filhotes e até outros animais;