Como tratar a Hemoparasitose?
Como tratar a Hemoparasitose?
O tratamento de eleição é com a doxiciclina (5 mg/kg a cada 12 horas ou 10 mg/kg a cada 24 horas) por um período mínimo de 28 dias, podendo a terapia ser estendida até 8 semanas em casos crônicos.
Quais são os hemoparasitas?
Os hemoparasitas formam um grupo de parasitas que se alojam na corrente sanguínea do hospedeiro, e podem ainda ser considerados parasitas intracelulares ao se alojarem dentro das células do animal.
Quais são as bactérias que causam hemoparasitose?
Podem ser bactérias atípicas como as Rickettsias e Mycoplasmas ou ainda protozoários como as Babesias. Quando há suspeita de hemoparasitose, o clínico enfrenta alguns desafios que podem mascarar o diagnóstico final. Dentre esses desafios estão as semelhanças entre as sintomatologias clínicas, as alterações laboratoriais e o decurso das doenças.
Quais são os vetores de hemoparasitas?
Normalmente os vetores são espécies de artrópodes como carrapatos e mosquitos. Ao invadirem o corpo do hospedeiro, os hemoparasitas podem causar doenças conhecidas como hemoparasitoses, tanto na espécie humana como em diferentes espécies de mamíferos e até mesmo aves.
Quais são as larvas do hemoparasito?
Assim, as larvas do hemoparasita invadem a corrente sanguínea através da pele. Outras espécies de mamíferos também são afetadas por hemoparasitoses causadas por organismos dos seguintes gêneros: Babesia, Haemobartonella e Erlichia. Estes gêneros de hemoparasitas possuem como vetor o carrapato marrom da espécie Rhipicephalus sanguineus.