Como curar a brucelose bovina?

Índice

Como curar a brucelose bovina?

Como curar a brucelose bovina?

Atualmente existem duas vacinas indicadas para o controle da brucelose: B19 e RB51. A vacina B19 é obrigatória para todas as bezerras com idade entre 3 e 8 meses de idades. Fêmeas vacinas depois dessa idade podem apresentar produção de anticorpos que perdurem e interfiram no diagnóstico da doença após os 24 meses.

O que dificulta o tratamento dos animais com brucelose?

O tratamento para animais não é permitido, e todo animal com diagnóstico positivo deve ser eliminado com abate sanitário em matadouro frigorífico que possui inspeção sanitária ou com destruição e enterro do animal na propriedade. Não existe vacina para o controle desta doença.

Quais as consequências da brucelose?

Complicações. Complicações da brucelose são raras, mas incluem endocardite bacteriana subaguda, neurobrucelose (meningite aguda e crônica, encefalite e neurite ), orquite , colecistite , supuração hepática e osteomielite (especialmente sacroilíaca ou vertebral).

Quais são os sinais clínicos da brucelose bovina?

Os bovinos são acometidos pela Brucella abortus, comprometendo especialmente o sistema reprodutivo. Os sinais clínicos mais comuns da brucelose bovina envolvem abortos no terço final da gestação e nascimentos de bezerros prematuros e fracos, além de orquite nos machos.

Quais são os testes para diagnóstico da brucelose bovina?

Para diagnóstico da brucelose bovina os testes mais recomendados são o Teste de Soroaglutinação com Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) e o 2-Mercaptoetanol (2-ME). O material utilizado para os dois testes são amostras de soro sanguíneo.

Quais são os sintomas da brucelose?

Já a Brucella abortus afeta vacas, búfalos, iaques e cabras, além de poder infectar humanos. No gado, a brucelose costuma ter sintomas leves. O sinal mais característico é o aborto, embora também possa causar processos inflamatórios secundários, como artrite e inflamações nos genitais.

Quais as bactérias da brucelose?

Existem espécies da bactéria Brucella adaptadas a grandes cetáceos, focas e alguns primatas, como os babuínos. Já a Brucella abortus afeta vacas, búfalos, iaques e cabras, além de poder infectar humanos. No gado, a brucelose costuma ter sintomas leves.

Postagens relacionadas: