Como tratar conjuntivite viral e bacteriana?
Índice
- Como tratar conjuntivite viral e bacteriana?
- Quanto tempo se transmite a conjuntivite?
- Quais são as sequelas de uma conjuntivite?
- Como saber se estou com conjuntivite viral ou bacteriana?
- Qual a causa da conjuntivite viral?
- Como tratar o conjuntivite?
- Por que a conjuntivite viral desapareça?
- Por que a conjuntivite é contagiosa?
Como tratar conjuntivite viral e bacteriana?
Para cuidar da conjuntivite bacteriana são utilizados colírios com antibióticos em sua composição, os quais ajudam a eliminar a infecção. No caso da conjuntivite alérgica e viral, não há tratamentos específicos. A primeira pode até administrar medicamentos anti-histamínicos, mas a segunda não tem tratamento próprio.
Quanto tempo se transmite a conjuntivite?
Em média, esse tempo vai do primeiro até o quarto dia de contato com outra pessoa com conjuntivite. A partir do quinto dia os sintomas surgem e podem ficar ativos até quinze dias depois. Durante todo esse tempo os cuidados com higiene e contato devem ser criteriosos.
Quais são as sequelas de uma conjuntivite?
Se não tratada corretamente, com uso de colírios antibióticos específicos, a conjuntivite bacteriana pode evoluir para uma úlcera de córnea e até para a perda da visão. Já a conjuntivite viral pode demorar para ser curada. Se não tratada, pode evoluir para uma complicação mais séria.
Como saber se estou com conjuntivite viral ou bacteriana?
A conjuntivite bacteriana provoca o aparecimento de muco e pus, que pode ser amarelo escuro ou ter cor esverdeada. Também pode provocar dor e lacrimejo; A conjuntivite viral tem uma sintomatologia mais ligeira. O olho não fica tão vermelho e o pus é mais claro e menos abundante.
Qual a causa da conjuntivite viral?
A conjuntivite viral é aquela que é causada pela infecção por vírus e que, normalmente, causa sintomas mais leves, que incluem apenas vermelhidão, hipersensibilidade À luz, produção excessiva de lágrimas e coceira. Além disso, como são raros os casos em que existe produção de remelas, a conjuntivite viral tende a apenas afetar um dos olhos.
Como tratar o conjuntivite?
Este tipo de conjuntivite não é transmissível e ocorre mais frequentemente na primavera e no outono, quando há muito pólen espalhado pelo ar, podendo, por isso, ser tratada com um colírio anti-alérgico. Saiba mais sobre este tipo de conjuntivite e como tratar.
Por que a conjuntivite viral desapareça?
Embora a conjuntivite viral muitas vezes desapareça sem necessitar de um tratamento específico, é muito importante consultar um oftalmologista, para confirmar o tipo de conjuntivite e receber as orientações corretas para facilitar o tratamento.
Por que a conjuntivite é contagiosa?
A conjuntivite bacteriana é contagiosa, geralmente por contato direto com mãos infectadas ou itens que tocaram o olho. Os sintomas de conjuntivite alérgica incluem olhos lacrimejantes, ardência e principalmente coceira, e são frequentemente acompanhados de congestão nasal, coriza e sensibilidade à luz.