Qual tratamento para ectima contagioso?

Índice

Qual tratamento para ectima contagioso?

Qual tratamento para ectima contagioso?

O tratamento envolve o uso de permanganato de potássio a 3% ou solução de iodo a 10% associado à glicerina (1:1). O tratamento de eleição é pulverizar as áreas atingidas por, no mínimo, duas vezes ao dia, por sete dias consecutivos.

Qual pomada usar para ectima?

TRATAMENTO DO ECTIMA Remoção das crostas e limpeza, duas a três vezes ao dia, com água e sabão, ou água Dalibour ou permanganato de potássio 1/40.000, ou água boricada a 2%. Em seguida aplica-se pomada de antibióticos tipo neomicina, mupirocina, gentamicina.

O que é o ectima contagioso?

O ectima contagioso é causado por um parapoxvirus da família Poxviridae, altamente contagioso, de distribuição mundial, e que afeta ovinos e caprinos lactentes e pós-desmame. Animais adultos também são afetados, principalmente quando a infecção é introduzida pela primeira vez nos rebanhos (Barros 2007).

Como diagnosticar ectima contagioso?

O diagnóstico diferencial de ectima contagioso deve incluir enfermidade com lesões vesiculares, ulcerativas e proliferativas como dermatose ulcerativa, dermatofilose, dermatite proliferativa, varíola ovina, eczema facial, língua azul, papiloma e carcinoma epidermóide da pele. Não há tratamento específico para o ectima.

Como evitar ectima contagioso?

A doença é controlada pela vacinação sistemática. Nos casos de aparecimento da doença em propriedade onde os animais não foram vacinados, devem-se isolar os animais doentes e vacinar os demais.

O que pode causar impetigo?

O impetigo é uma infecção superficial da pele causada por Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes ou por ambos, levando à formação de úlceras crostosas e amareladas e, por vezes, de pequenas vesículas cheias de um líquido amarelo. O ectima é uma forma de impetigo que provoca lesões profundas sob a pele.

Como descrever impetigo?

É uma infecção bacteriana superficial da pele muito comum, altamente contagiosa, vista mais frequentemente na face ou extremidades da pele de crianças.

O que é crosta Melicérica?

O impetigo não bolhoso manifesta-se como agrupamentos de vesículas ou pústulas que se rompem e formam uma crosta melicérica (exsudato da base da lesão) sobre a lesão. O impetigo bolhoso é similar, exceto que tipicamente as vesículas se alargam de modo rápido para formar bolhas.

Como tratar o impetigo bolhoso?

O mais indicado é a pomada de Mupirocina (Bactroban® ) três vezes por dia. Quando as lesões forem muito disseminadas ou se houver impetigo bolhoso ou ectima, o tratamento costuma ser feito com antibióticos por via oral por uma semana. Os mais usados são os derivados da penicilina.

Postagens relacionadas: