Como combater a leprose dos citros?

Índice

Como combater a leprose dos citros?

Como combater a leprose dos citros?

É indicado:

  1. Aquisição de mudas sadias livres de ácaros e de vírus;
  2. Poda de limpeza dos ramos afetados durante o inverno;
  3. Erradicação das plantas quando as lesões atingem toda a copa;
  4. Desinfestação de materiais de colheita para evitar a introdução do ácaro em áreas livres;

Quais sintomas as plantas e os frutos de citros atacados pelo ácaro apresentam?

Para a oviposição, o ácaro prefere locais protegidos, como lesões de ver- rugose, galerias de larva-minadora- -dos-citros, ramos e frutos com lesões e nervuras de folhas. Os frutos com verru- gose são o local preferido pelo ácaro, seguido pelos frutos sem verrugose, ramos e, finalmente, folhas (tabela 2).

Como identificar o ácaro da leprose?

Leprose do cafeeiro: maior gravidade que a mancha-anular Ela é causada por um vírus, cuja transmissão principal ocorre através de um ácaro. O principal sintoma é a presença de anéis cloróticos ou zonas amareladas irregulares ao longo das nervuras e em baixo relevo.

Como tratar doenças da laranjeira?

As folhas também podem ser afetadas com pequenos pontos marrons, formando pústulas com halo amarelado ao redor. O controle pode ser realizado com hidróxido de cobre associado com a poda e retirada de ramos secos do pomar, que podem atuar como fonte de inóculo.

Qual a dosagem de Vertimec?

Descrição
MorangoDosagemIntervalo
Aplic
PepinoDosagemAplic
Ácaro rajado (Tetranychus urticae) mL p.c./100L águaRepita, se necessário, até 4 aplicações.
Larva minadora (Liriomyza huidobrensis) mL p.c./100L água7 a 10 dias.

Por que a poda deve ser feita 30 cm abaixo do sintoma da leprose nos ramos?

A viabilidade da poda dos ramos com sin- tomas de leprose depende da intensidade da doença no pomar. O ideal é realizar inspe- ções constantes para eliminar ramos, folhas e frutos doentes à medida que estes forem aparecendo. Neste caso, deve-se retirar os ramos verdes com sintomas 30 centímetros abaixo da última lesão.

Quais as principais pragas do citros?

Embora existam diversas espécies desta praga, três são responsáveis pelos danos aos citros: a mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata), a mosca sul-americana (Anastrepha fraterculus) e a mosca-da-mandioca (Neosilba spp.). As fêmeas da mosca perfuram a casca do fruto e colocam seus ovos.

Quais são as principais pragas e doenças que atacam os citrinos?

Entre as pragas dos citrinos, destacam-se os ácaros e o aranhiço vermelho, que comprometem a aparência externa do fruto e a redução do seu peso e, consequentemente, o seu valor comercial; os afídeos, que causam o encarquilhamento das folhas e o aparecimento da fumagina; as cochonilhas, um inseto que suga a seiva da ...

Como identificar o greening?

O sintoma inicial do greening geralmente aparece em um ramo ou galho, que se destaca pela cor amarela em contraste com a coloração verde das folhas dos ramos não afetados. As folhas apresentam coloração amarela pálida, com áreas de cor verde, formando manchas irregulares (mosqueadas).

Onde o ácaro pode ser encontrado?

Os ácaros domésticos vivem bem dentro das fibras de tapetes, travesseiros, almofadas, sofás, bonecos de pelúcia e roupas de cama. Ou seja, em vários lugares da casa que geralmente as pessoas têm muito contato. Eles adoram lugares úmidos, mas gostam mesmo é dos colchões.

Postagens relacionadas: