Porque mi gato come lagartixa?
Porque mi gato come lagartixa?
A platinosomose felina é uma enfermidade causada por um verme que se instala no organismo dos gatos, afetando principalmente as funções do fígado, e é transmitida a gatos que mordem ou comem lagartixas contaminadas. Pode causar lesões de vesícula, fígado, pâncreas, intestino e pulmões.
Qual o tratamento do gato com lagartixas?
Diante dos sintomas, é muito importante que o tutor informe o veterinário sobre um possível contato do gato com lagartixas. A platinosomose é tratável, mas o sucesso do tratamento depende do grau e da extensão dos danos causados pelo parasita ao fígado, ductos biliares e vesícula biliar ocorridos até o momento do diagnóstico.
Qual a causa da anemia em gatos?
A doença autoimune se caracteriza quando o corpo se volta contra os próprios tecidos. O sistema imunológico passa a atacá-los como se fossem invasores. Eis aí outra causa de anemia em felinos. Se o veterinário identificar que causa da anemia é a doença autoimune, será necessário dar ao gato medicamentos imunossupressores, como os corticosteroides.
Como Prevenir a infestação do gato?
Gatos são caçadores natos, por isso, prevenir a infestação na tentativa de manter a saúde do gato é um desafio. O ideal é manter o animal distante de lagartixas e adquirir brinquedos em pet shops que possam ajudar o gato a exercer seu instinto caçador de maneira segura.
Qual a bioquímica do gato?
Os biomédicos responsáveis pelos exames avaliarão a bioquímica e a hematologia do gato e medirão os glóbulos brancos e vermelhos. Assim será possível ter um diagnóstico preciso da anemia, sua gravidade, desde quando o gato está doente e se o organismo dele está ou não regenerando os glóbulos vermelhos.