Como tratar obesidade em cães?

Índice

Como tratar obesidade em cães?

Como tratar obesidade em cães?

Segundo a Dra. Camilla, geralmente, o tratamento consiste em “uma dieta adequada e exercícios físicos leves, sendo que em alguns casos é recomendada a fisioterapia também”. Além do tratamento especializado, alguns brinquedos são desenvolvidos especialmente para cachorros com problemas de peso.

O que causa obesidade em cachorro?

A principal causa da obesidade animal é a superalimentação, mas também pode ser ocasionada por problemas hormonais, o que corresponde a 25% dos casos entre os cachorros. Outro motivo é o estresse, consequência de falta de atividade física, carinho ou solidão.

Como evitar a obesidade canina?

Manter o cão ativo, fazendo atividade física, respeitar as quantidades indicativas de consumo da ração/alimentação e evitar dar guloseimas e petiscos calóricos auxiliam bastante na prevenção da obesidade.

O que é a obesidade canina?

Em cães, ocorre quando o peso está pelo menos 15% acima do ideal (Aptekmann et al., 2014). Nos países desenvolvidos a prevalência do excesso de peso e obesidade tem vindo a aumentar a uma taxa alarmante, tanto em humanos como na população canina.

Como combater a obesidade em cães e gatos?

Um passo fundamental no combate à obesidade de pets é a mudança alimentar. Seja por meio da ração industrial ou alimentação natural, a quantidade de proteínas deve ser maior que a gordura e os carboidratos. Já as fibras vão ajudar a dar maior saciedade ao pet.

Quais os sintomas de obesidade em cachorro?

Os sintomas iniciais da obesidade canina incluem:

  • Ganho de peso,
  • Excesso de gordura corporal.
  • Dificuldade para respirar.
  • Rapidez para fadiga.
  • Incapacidade ou falta de vontade de se exercitar.

Como identificar um cachorro acima do peso?

Para saber se o seu cachorro está acima do peso, passe as mãos, sem aplicar muita pressão, na lateral do corpo do animal, da cabeça à cauda. Em um cão saudável, você poderá facilmente sentir as costelas. Observe o seu cão de lado, a maioria dos cães têm um perfil de abdômen mais esguio.

Postagens relacionadas: