Qual é o limite de coliformes termotolerantes na água de consumo?

Índice

Qual é o limite de coliformes termotolerantes na água de consumo?

Qual é o limite de coliformes termotolerantes na água de consumo?

Para os demais usos, não deverá ser excedido um limite de 200 coliformes termotolerantes por 100 mililitros em 80% ou mais, de pelo menos 6 amostras, coletadas durante o período de um ano, com freqüência bimestral.

Como obter uma água livre de micro-organismos?

Para assegurar que a água esteja livre de micro-organismos patogênicos, esta deve passar por um processo de desinfecção. A cloração é o método mais comumente utilizado na maioria dos países. O cloro, na forma do gás cloro ou hipoclorito, adicionado à água, visa destruir ou inativar os organismos alvo.

Qual é a tolerância de coliformes na água potável?

Os micro-organismos mais utilizados para indicar contaminação fecal de humanos ou ani- mais são os coliformes, cuja presença torna a água imprópria para consumo humano. Água potável, portanto, é aquela livre de E. coli ou coliformes termotolerantes, sendo recomendada sua ausência em 100 mL (Fortuna et al., 2007).

Qual a presença de bactérias coliformes na água potável?

A presença de bactérias coliformes na água potável podem indicar uma possível presença de organismos nocivos, causadores de doenças. A presença de bactérias coliformes fecais em ambientes aquáticos indica que a água tenha sido contaminado com o material fecal de homem ou outros animais.

Quais são as bactérias do grupo coliforme?

O grupo de bactérias determinado coliformes totais são aquelas que não causam doenças, visto que habitam o intestino de animais mamíferos inclusive o homem. As bactérias do grupo coliforme são consideradas os principais indicadores de contaminação fecal.

Qual a importância da concentração dos coliformes?

A determinação da concentração dos coliformes assume importância como parâmetro indicador da possibilidade da existência de microorganismos patogênicos, responsáveis pela transmissão de doenças de veiculação hídrica, tais como febre tifóide, febre paratifóide, desinteria bacilar e cólera. Fonte: darwin.futuro.usp.br

Qual o critério para a detecção de coliformes?

Esse teste, denominado temperatura elevada foi sendo utilizado como critério suficiente para a detecção de coliformes fecais. Estudos mais avançados têm revelado ser esse critério insuficiente para essa finalidade (Duncan,1988).

Postagens relacionadas: