Quais os sintomas da giárdia em cães?
Quais os sintomas da giárdia em cães?
A giárdia tem como principal sintoma a diarreia, com as fezes apresentando-se pastosas, de odor fétido e eventualmente esverdeadas, além da ocorrência de vômitos e flatulência. Consequentemente, os animais doentes podem apresentar perda de peso, desidratação e, em casos muito graves, óbito.
Como o cão se contamina com giárdia?
A primeira acontece quando o animal entra em contato com outros animais infectados. Já a transmissão indireta acontece quando o animal ingere água e alimentos contaminados, ou também ao serem expostos a locais infectados sem higiene apropriada com presença de fezes, vômitos de outros organismos infectados.
Qual remédio de verme para giárdia?
Os medicamentos mais usados para o tratamento de giardíase são:
- Albentel.
- Annita.
- Benzoilmetronidazol.
- Flagyl.
- Flagyl Pediátrico.
- Helmizol (comprimido)
- Helmizol (suspensão)
- Metronidazol.
Como tratar a giardíase?
A giardíase (infecção causada pela giárdia) lesiona as células da parede intestinal e pode levar à morte por debilitar intensamente o cachorro. Portanto, é extremamente importante tratar e tomar cuidado para não contagiar outros animais. Esse parasita pode habitar mamíferos, anfíbios, aves e humanos.
Qual a causa da giárdia em cachorros?
A giárdia em cães é causada por um protozoário que entra no organismo canino através da ingestão de algo contaminado. O cachorro ainda pode contrair a doença ao ingerir fezes infectadas. Beber água ou ingerir algo do solo contaminado, como grama, também permitem a entrada desse parasita.
Como vacinar o animal contra a giardíase?
A vacina incentiva o animal a resistir ao parasita, por isso é uma solução em longo prazo para o controle dessa enfermidade. Por mais que o tratamento de giárdia seja eficaz, a reinfecção é muito frequente em animais. O animal vacinado, além de protegido contra a giardíase, não reflete chance de infectar outros animais.
Qual a incidência das infecções por giárdia?
A maior incidência das infecções por Giárdia ocorre entre os indivíduos jovens, que são mais suscetíveis a desenvolver os sintomas por não terem resistência imunológica. Higiene e tratamento de giárdia são necessários para diminuir os sintomas e tentar manter o animal em boas condições.