O que é hidronefrose na gravidez?
O que é hidronefrose na gravidez?
A hidronefrose na gravidez acontece devido à compressão dos órgãos locais pelo crescimento do útero. Outra causa de hidronefrose mais rara para as mulheres é a cistocele, popularmente conhecida como “bexiga caída”, uma condição que ocorre quando o tecido entre a bexiga e a vagina fica enfraquecido.
Como é feita a cirurgia de hidronefrose?
A cirurgia para hidronefrose pode ser desde uma passagem de cateter duplo jota de forma interna como a remoção total do rim, portanto há necessidade de procurar um urologista para indicar o procedimento com mais precisão.
O que a hidronefrose pode causar?
Quando a hidronefrose não é tratada adequadamente, o inchaço do rim vai provocando pequenos danos que dificultam o funcionamento do órgão. Assim, ao longo do tempo, podem surgir desequilíbrios de minerais importantes do corpo, assim como infecções graves nos rins e um elevado risco de desenvolver insuficiência renal.
O que pode causar hidronefrose fetal?
As principais causas de hidronefrose fetal que persistem após o nascimento são: estenose de junção ureteropélvica, refluxo vesicoureteral, estenose da junção ureterovesical, duplicações pieloureterais, associado ou não a ureterocele, e válvula de uretra posterior.
O que causa hidronefrose nos rins?
A maioria dos casos de Hidronefrose é causada por outras doenças renais como tumores nos rins ou cálculo renal. Essas duas doenças podem originar a obstrução do canal urinário, causando assim o inchaço dos rins. Porém, outras complicações que não estão relacionadas ao órgão também podem desencadear esta condição.
O que significa hidronefrose leve à direita?
A hidronefrose é a dilatação do rim que acontece quando a urina não consegue passar até à bexiga e por isso se acumula dentro do rim. Quando isso acontece, o rim não consegue funcionar normalmente e, assim, sua função vai diminuindo, podendo existir risco de desenvolver uma insuficiência renal.
Quais os graus de hidronefrose?
Graus
- Hidronefrose grau I: dilatação da pelve renal sem dilatação dos cálices. ...
- Hidronefrose grau II: dilatação da pelve renal e cálices. ...
- Hidronefrose grau III: dilatação moderada da pelve renal e cálices. ...
- Hidronefrose grau IV: grande dilatação da pelve renal e cálices, que parecem inchados.